O que é um retrato na fotografia fine art?
Eu sou Nycka, especialista em cores, formas e texturas como ferramentas de comunicação não verbal, e trabalho como stylist, fotógrafa e artista visual. Neste texto vou falar sobre como trabalho com retratos.
No meu trabalho, um retrato não é uma fotografia comum, uma imagem simples do retratado. Um retrato é uma obra de arte, resultado de um planejamento criativo que leva em consideração a personalidade do retratado, mas não se limita a isso e pode até mostrar algo muito diferente dessa personalidade. Uma jovem tímida, que nem usa maquiagem no dia-a-dia, pode ser retratada como uma mulher sensual, bem resolvida e poderosa, por exemplo. Ou como um personagem de ficção. E tantas outras opções. Conforme as preferências dela. Meus retratos e ensaios fotográficos são convites à fantasia, e a buscar algo no retratado que não seja óbvio, uma versão diferente daquela que todo mundo vê todo dia.
Não existem limites para as possibilidades de um retrato. Meu parâmetro sobre o que é um bom retrato é uma imagem de um indivíduo, que poderia decorar a sala de estar ou o quarto de qualquer pessoa de bom gosto, incluindo a pessoa retratada.
Um retrato (fotografado por mim) não eterniza um momento. Eterniza uma visão artística minha em relação à pessoa fotografada. Na maioria das vezes procuro valorizar a aparência do retratado, mas se a criatividade pedir e o cliente aceitar, posso fazer fotos que sua aparência seja apenas pano de fundo para alguma ideia, algum conceito.
Talvez eu possa sintetizar a descrição do que é um retrato feito por mim dizendo que é como eu veria o cliente durante um sonho. E você sabe que nos sonhos as possibilidades são infinitas. E, por eu buscar resultados que sejam bonitos e com algo de inusitado, essa é possivelmente a melhor descrição possível.
O cliente pode dar sugestões? Pode, e eu vou levar essas sugestões em consideração. Na reunião que antecede a sessão de fotos ele pode fazer quantas sugestões quiser, respeitando o perfil do serviço contratado. Se ele contratou um retrato, por exemplo, e der várias sugestões, posso criar uma imagem que una algumas dessas sugestões ou escolher uma e focar nela. O resultado final sempre será uma interpretação minha, por dois motivos. Eu não estou dentro da cabeça do cliente para ver exatamente o que ele vê. E mesmo que ele desenhasse, e fosse um exímio desenhista, eu faço fotografia fine art pela liberdade criativa que ela me proporciona, e prefiro trabalhar assim. Prefiro que o tema seja apenas sugerido, ou que o cliente me dê total liberdade criativa para conhecer a pessoa retratada e criar a minha imagem perfeita dela. Não sou fotógrafa para apenas apertar um botão de uma câmera visando obter uma imagem pensada por terceiros. Eu gosto do meu cérebro.
E não adianta se basear nas fotos que já fiz para saber se vai gostar ou não de um retrato feito por mim. As fotos que já fiz revelam pouco da minha habilidade técnica. A maioria das fotografias de pessoas que fiz e estão nos Destaques do meu Instagram no momento da publicação deste texto foram fotos de eventos. Minha proposta na fotografia fine art é bem diferente e bem mais ousada. A minha habilidade artística de desenvolver um retrato seu você vai ver quando a fotografia chegar à sua casa. E você vai gostar. Na faculdade eu sempre fui muito elogiada pelo meu professor de fotografia e a minha relação com a arte vem da infância. Se você quer um retrato especial, marque um ensaio fotográfico comigo seguindo as instruções na página “Services available”.
Patrocinadores são bem-vindos.
Nycka
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.