Me perguntaram sobre a mudança de Miley Cyrus desde que se tornou famosa como Hannah Montana. Nunca vi Hannah Montana, mas sei que Miley mudou bastante o estilo de cantar e de vestir desde o início de sua carreira. Além disso, quando ela começou a trabalhar como Hannah Montana ela era uma criança! Quando chegou aos 19 anos, queria se ver de uma forma diferente, mais sensual, e vem fazendo experiências nesse sentido. Experiências que às vezes são erros monumentais, de uma vulgaridade triste de ver numa mulher tão bonita e talentosa.
Até musicalmente ela foi mudando. Apenas recentemente, pelo que sei, ela se arriscou no rock e em músicas que exploram melhor o potencial de sua voz. Melhorou muito tecnicamente. Isso vi um professor de música comentando numa rede social logo que ela cantou com o Metallica. Quem segue minhas playlists no Spotify sabe que pop não é algo que eu ouça com frequência (ainda assim, tem músicas dela nas minhas playlists).
Assim como ocorreu (ou está ocorrendo) com Billie Eilish (leia o texto onde falo dela), Miley Cyrus está buscando uma identidade por ver que a imagem anterior, de Hannah Montana, não corresponde mais ao que ela é, aos seus interesses atuais, à forma como ela quer explorar seus talentos hoje. É parte natural do processo de desenvolvimento pessoal. Para uma pessoa pública essa mudança pode ser assustadora, especialmente se mal gerenciada.
Trabalhando com imagem, sempre falei a quem perguntava por “roupas que nunca vão sair de moda” que isso não existe porque a moda muda como nós, pessoas naturalmente inclinadas ao autoconhecimento. A moda existe para acompanhar o ritmo dos inovadores.
Aparentemente Miley ainda está no processo de encontrar sua identidade, ou ainda não tem boa orientação para comunicar essa identidade da melhor forma. Uma das provas disso é ela ter cantado com Anitta, que está longe de ter o talento vocal dela, no Lollapalooza (vi no story de alguém que sigo e foi ao evento), no Brasil. Miley quer a imagem de mulher “gostosa”, atraente, mas ela também quer descobrir onde pode chegar seu talento como cantora. Anitta quer só ganhar dinheiro explorando o maior dos clichês sobre mulher brasileira, e fazendo zero questão de ter coerência entre aparência e discurso, porque para o público dela essa coerência não interessa, devido ao baixo nível cultural dele…. Anitta está atingindo o objetivo. Miley pode fazer melhor (Anitta também pode, mas visivelmente não quer).
Do ponto de vista da imagem pessoal como ferramenta de comunicação, a imagem de Miley Cyrus está em evolução e pode melhorar muito, para a sensualidade não cair no vulgar, que é típico de Anitta e outras artistas cujo público tem um nível cultural muito baixo e é vulgar por natureza. Um vulgar que a própria Miley adota em algumas situações.
Um músico pode explorar uma imagem criativa acima do patamar de seus fãs, ser inspiração para seus fãs desenvolverem um estilo mais interessante. Infelizmente, seja por insegurança ou falta de um stylist que desenvolva um trabalho contínuo com o artista considerando sua imagem como ferramenta de comunicação, a maioria dos artistas pop são imitações dos próprios fãs. Se os fãs são vulgares, eles também são. Se os fãs só usam preto, eles fazem o mesmo (isso é muito comum no rock e metal). Se os fãs usam camiseta e tênis eles se apresentam assim nos palcos. Deixam de criar arte com sua própria aparência, de impressionar não apenas pela música e dança, mas também pelo estilo.
Miley não tem um estilo definido, embora o desejo de ser vista como uma mulher sexy seja claro. Um stylist iniciante ou um fã que não trabalha na área poderiam dizer que o estilo atual dela é sexy. Não é. Estilo de verdade é pessoal, não aceita rótulos. O “sexy” dela é caricatural e mal elaborado, a ponto de ser vulgar em várias situações, de errar no estilo dos cabelos, de não ter um fio condutor adequado. Mas certamente deixa claro que ela e Hannah Montana não são a mesma pessoa.
Talvez eu esteja enganada e ela goste da vulgaridade, e por isso se veste de forma vulgar. Apenas penso que ela tem potencial para uma imagem que seja sensual com bom gosto, valorizando sua beleza.
Para agendar consultoria de estilo, visite a página “Services available” e siga as instruções.
Se você administra uma empresa de moda ou beleza, patrocine meu trabalho. Leia a página “Kit de mídia” para saber como.
É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a autorização expressa da autora.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.