🇧🇷 Como obter o visto para empreender em Hong Kong

Hoje vamos falar sobre como conseguir um visto para abrir uma empresa em Hong Kong.

Um pedido de visto / autorização de entrada para entrar na Região Administrativa Especial de Hong Kong (HKSAR) para investimento como empresário pode ser considerado favoravelmente se:

• Não há objeção de segurança e nenhum registro conhecido de crime grave em relação ao requerente;

• O candidato possui uma boa formação educacional, normalmente um primeiro grau na área relevante, mas em circunstâncias especiais, boas qualificações técnicas, habilidades profissionais comprovadas e / ou experiência relevante e realizações apoiadas por documentos comprovativos também podem ser aceitos;  e

(i) O requerente está em posição de fazer uma contribuição substancial para a economia da HKSAR, com fatores de consideração, incluindo, mas não se limitando a, plano de negócios, volume de negócios, recursos financeiros, soma de investimento, número de empregos criados localmente e introdução de  nova tecnologia ou habilidades. Os detalhes desses fatores de consideração são os seguintes:

(1) Plano de Negócios

Um candidato que deseja estabelecer ou ingressar em negócios em Hong Kong deve apresentar um plano de negócios de dois anos declarando a natureza do negócio, análise de mercado, posicionamento de mercado, direção de negócios, metas de vendas, estratégia de marketing de produto, etc., a fim de demonstrar  que o negócio é adequado e capaz de se desenvolver em Hong Kong. O candidato também deve apresentar uma previsão de dois anos da demonstração da conta de ganhos e perdas, demonstração do fluxo de caixa e balanço patrimonial para demonstrar a viabilidade do negócio em termos de operação, finanças e desenvolvimento.

O Departamento de Imigração buscará aconselhamento, se necessário, de departamentos governamentais relevantes ou órgãos profissionais sobre o plano de negócios do requerente, a fim de avaliar se o negócio apóia o desenvolvimento econômico geral de Hong Kong. Por exemplo, o Departamento de Imigração pode considerar se o negócio do requerente pertence ou é capaz de complementar setores em que Hong Kong desfruta de vantagens claras, como os quatro setores tradicionais de pilares (isto é, comércio e logística, turismo, serviços financeiros e serviços profissionais e ao produtor) ou os quatro grupos de setores que estão sendo explorados para medidas de apoio pela Comissão de Desenvolvimento Econômico (ou seja, transporte, indústrias de convenções e exposições e turismo, indústrias de manufatura, tecnologia inovadora e indústrias culturais e criativas, e serviços profissionais), etc.

(2) Volume de negócios de negócios

Se o requerente estiver administrando negócios relevantes no exterior ou ingressou em uma empresa em Hong Kong, ele deve enviar o extrato da conta de lucros e perdas e o balanço patrimonial mostrando o volume de negócios e o lucro do ano anterior. Aqueles que pretendem estabelecer negócios em Hong Kong devem apresentar uma previsão de dois anos de demonstração de lucros e perdas e balanço patrimonial conforme mencionado acima, incluindo o volume de negócios previsto, a fim de demonstrar a viabilidade da operação e desenvolvimento do negócio.

Ao avaliar um pedido de entrada de investimento para estabelecer negócios em Hong Kong, o Departamento de Imigração também considerará se o candidato possui investimento relevante ou experiência de trabalho no negócio em questão. Se necessário, o Departamento de Imigração buscará aconselhamento de departamentos governamentais ou órgãos profissionais relevantes para avaliar se o negócio é adequado e capaz de sustentar um crescimento constante em Hong Kong e pode dar ímpeto ao setor em questão.

(3) Recursos Financeiros

O candidato deve apresentar extratos de suas contas bancárias pessoais e da empresa no ano anterior e prova de outras fontes de financiamento, bem como o último relatório financeiro auditado da empresa (se houver) para demonstrar que ele / ela tem recursos financeiros suficientes para  gerir os negócios relevantes em Hong Kong e também apoiar o bom funcionamento e o crescimento sustentável dos negócios.

(4) Soma de Investimento

O requerente deve apresentar prova documental mostrando o montante do investimento de capital em Hong Kong. O Departamento de Imigração avaliará se o valor do investimento é capaz de sustentar a operação do negócio.

(5) Número de empregos criados localmente

O candidato deve definir a estrutura organizacional da sua empresa e o número necessário de funcionários e cargos, com base na natureza e na escala da empresa. Ele / Ela deve indicar o número e o nível de empregos reais criados localmente (por exemplo, gerentes, administradores, profissionais, equipe de apoio administrativo, etc.).

(6) Introdução de novas tecnologias ou habilidades (se aplicável)

O requerente deve explicar como a nova tecnologia ou habilidades a serem introduzidas podem inspirar criatividade nas indústrias de alto valor agregado em Hong Kong e se ele / ela obteve a patente, contribuindo para o desenvolvimento de longo prazo de Hong Kong como um  Economia baseada em Conhecimento.

(ii) Startups

Um candidato que deseja estabelecer ou ingressar em uma empresa start-up também pode apresentar um pedido. O Departamento de Imigração pode considerar a aplicação favoravelmente, se a empresa iniciante em questão for apoiada por um programa apoiado pelo governo com um rigoroso processo de verificação e seleção, e o requerente for o proprietário ou parceiro da empresa iniciante ou um pesquisador principal  do projeto em questão.

Cidadãos chineses no exterior com passaportes da República Popular da China que estejam vivendo no exterior e atendam aos critérios estipulados acima e aos requisitos normais de imigração podem se inscrever para entrar no HKSAR para investimento se:

• O requerente tem residência permanente no exterior;  ou

• O requerente residir no estrangeiro há pelo menos um ano imediatamente antes da apresentação do pedido ["estrangeiro" significa locais fora do Continente, da RAE de Macau e da Região Administrativa Especial de Macau] e que o pedido é apresentado do estrangeiro.

Em geral, a menos que uma pessoa tenha o direito de residência ou direito a terra na HKSAR, ele / ela requer um visto / permissão de entrada para investimento na HKSAR. Embora cada aplicação seja determinada pelos seus méritos individuais, o requerente deve cumprir os requisitos normais de imigração (como possuir um documento de viagem válido com possibilidade de devolução adequada ao seu país de residência ou cidadania; ter antecedentes criminais claros e não levantar questões de segurança ou criminais  para a HKSAR; não tem probabilidade de se tornar um fardo para a HKSAR, etc.), bem como os critérios de elegibilidade específicos relevantes detalhados acima antes que ele / ela possa ser considerado para a concessão de um visto / autorização de entrada.  Deve-se observar que os critérios de elegibilidade podem estar sujeitos a alterações de tempos em tempos sem aviso prévio.

Entrada de Dependentes

Os candidatos admitidos para investimento podem se inscrever para trazer seu cônjuge ou a outra parte a uma parceria civil do mesmo sexo, união civil do mesmo sexo, "casamento do mesmo sexo", parceria civil do sexo oposto ou união civil do sexo oposto celebrada por  ele / ela de acordo com a legislação local em vigor do local de celebração e com tal estatuto legal e oficialmente reconhecido pelas autoridades locais do local de celebração e filhos dependentes solteiros menores de 18 anos para a Região Administrativa Especial de Hong Kong (HKSAR) sob a política de dependentes em vigor. Pessoas admitidas ou solicitando admissão para investimento serão as patrocinadoras de seus dependentes acompanhantes para o HKSAR. Um pedido de admissão de um dependente pode ser considerado favoravelmente se os requisitos normais de imigração e os seguintes critérios forem atendidos:

• Houver prova razoável de um relacionamento genuíno entre o dependente e o patrocinador;

• Não há registro conhecido em detrimento do dependente; e

• O patrocinador é capaz de sustentar a vida do dependente em um padrão bem acima do nível de subsistência e fornecer a ele / ela acomodação adequada na HKSAR.

Este arranjo de entrada não se aplica a:

• Ex-residentes da China Continental que residam na Região Administrativa Especial de Macau (RAE) e que tenham obtido o Bilhete de Identidade de Macau há menos de sete anos, a menos que tenham adquirido residência na RAE de Macau através do Sistema de Autorização de Viagem Única; e

• Cidadãos do Afeganistão e da Coreia (República Popular Democrática da).

O tempo de permanência de tais dependentes estará normalmente vinculado ao de seus patrocinadores. Quaisquer pedidos subsequentes de prorrogação da estada serão considerados apenas quando o requerente continuar a atender aos critérios de elegibilidade para entrada para residência como dependente e o patrocinador permanecer residente de boa fé em Hong Kong e morar na HKSAR. Esses dependentes não estão proibidos de trabalhar ou estudar na HKSAR de acordo com a política existente.

Nota:

Para evitar dúvidas, os termos “parceria civil” e “união civil” acima significam uma instituição legal de natureza semelhante à relação conjugal. A parceria civil do mesmo sexo, união civil do mesmo sexo, “casamento do mesmo sexo”, parceria civil do sexo oposto e união civil do sexo oposto celebradas de acordo com as leis fora de Hong Kong são limitadas apenas a relações que são legal e oficialmente  reconhecida nos locais de celebração. Essas relações normalmente têm as seguintes características: (a) a celebração e a dissolução da relação são regidas pela legislação do local onde é firmado; (b) A relação exige o registo pela autoridade competente especificada na legislação do local onde é celebrada; (c) O registo constar de instrumento escrito emitido pela autoridade competente; e (d) as partes no relacionamento têm um compromisso mútuo com uma vida compartilhada semelhante aos cônjuges com a exclusão de outros em uma base permanente. Essas relações não incluem cônjuge de facto, parceiros em coabitação, noivo / noiva, etc.

Tempo de processamento

Normalmente leva quatro semanas para processar um pedido de visto / permissão de entrada para investimento após o recebimento de todos os documentos exigidos. O Departamento de Imigração não poderá iniciar o processamento da solicitação a menos que todos os documentos e informações exigidos tenham sido recebidos.

Todos os pedidos são processados e determinados pelo Departamento de Imigração. A aprovação das inscrições é totalmente discricionária e está sujeita a alterações nas políticas governamentais. O Diretor de Imigração reserva-se o critério absoluto de recusar qualquer inscrição, mesmo se a inscrição atender a todos os critérios de elegibilidade.

Hong Kong é considerado o lugar mais caro do mundo para expatriados, mas todas as regras acima mencionadas podem não ser nada para quem preenche os requisitos e tem uma ideia de negócio adequada ao perfil daquele lugar. É muito importante saber qual é o melhor lugar do mundo para o negócio que você tem em mente e se ele pode ser colocado em vários lugares, suas afinidades pessoais com a cultura local podem contar muito para começar um negócio de sucesso. Se você deseja conselhos especiais sobre empreendedorismo, torne-se meu patrono no meu canal do Patreon (www.patreon.com/nycka).

Se gostou desse texto, você pode pagar um café para mim no Ko-fi (https://ko-fi.com/nycka)


Nycka, the Nomad

Comments