Este é um texto com 8 motivos para você conhecer outras religiões além das que sua família pratica.
Eu sou Nycka Nunes, nômade digital e cultural e trabalho como artista visual, fotógrafa fine art e stylist. Como stylist acredito que estilo pessoal está ligado ao autoconhecimento, à personalidade e ao estilo de vida, e por isso é impossível rotular um estilo pessoal e se alguém imita a aparência de outra pessoa isso vai na contramão do desenvolvimento de um estilo pessoal forte.
- Uma forma ainda muito difundida de educar crianças é através da recompensa e punição. Para tudo existe uma opção certa e todas as outras são erradas. Como numa prova de múltipla escolha. (Se você sofre com ansiedade, uma pista para a causa está aqui). Mas a vida não é uma prova de múltipla escolha. Assim, para você fazer escolhas inteligentes você precisa avaliar possibilidades diversas e ter um olhar crítico em relação a elas. Assim, é importante conhecer religiões diferentes para descobrir qual caminho melhor se adequa à sua busca pelo desenvolvimento pessoal no momento. E essa opção pode mudar ao longo da jornada.
- Você verá que todas as religiões têm características em comum e isso será muito útil para você respeitar quem segue uma religião diferente, e também quem não segue religião nenhuma, pois uma das características em comum entre as religiões é o respeito à individualidade.
- Você perceberá que o objetivo das religiões não é você julgar quem é diferente, mas expor-se ao diferente e respeitá-lo para tornar-se um ser humano melhor.
- Você perceberá que todas as religiões têm características diferentes também, e a escolha por uma religião, quando feita de forma consciente, tem por base justamente essas características diferentes. Cada pessoa busca uma religião alinhada com seus valores pessoais. Não faz sentido, por exemplo, uma pessoa homossexual escolher uma religião que critique os homossexuais.
- Com base no que já li dos livros de Joseph Campbell, percebo que as religiões atuais geralmente não julgam nem condenam ninguém. Quem condena são pessoas religiosas que têm uma postura de fanatismo. Campbell é um autor que eu recomendo muitíssimo para quem quer conhecer as religiões do mundo de forma ampla para iniciar o processo de escolha consciente de um caminho de desenvolvimento pessoal.
- Uma vez li que quando o sábio aponta para a lua, o tolo olha para o dedo. Isso explica a atitude de pessoas que em vez de usarem a religião para tornarem-se pessoas melhores a usam como muleta para julgar quem age diferente de como elas interpretam a religião.
- Nenhuma religião transmite seus ensinamentos de forma literal. Talvez a forma de transmissão de ensinamentos de outra religião seja mais fácil pra você entender que a forma das religiões que você conhece hoje. Assim como na escola às vezes não entendemos bem um conteúdo da forma que um determinado professor explica, mas com outro professor que explique de forma diferente, o mesmo conteúdo parece bem mais fácil!
- Ser um fanático é ser um chato. E nem todas as religiões são teístas.
Nycka Nunes
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.