Hoje vamos descobrir o sabor de um doce típico do Azerbaijão. O nome dele é Shekerbura.
Provar pratos de diferentes lugares e culturas é uma forma de ampliar nosso repertório e desenvolver hábitos mais criativos. Siga meus perfis nas redes sociais e inclua este site no seu leitor de feed preferido para ter acesso a todo o conteúdo sobre estilo e estilo de vida para quem tem o mundo como lar que eu compartilho nesses canais. Como alguns conteúdos requerem muita pesquisa, tradução de idiomas que não domino, etc, não posto todos os dias.
Empresas interessadas em divulgar seus produtos e serviços podem ler o kit de mídia para ter informações relevantes sobre meus canais de comunicação e como trabalho com divulgação.
Ingredientes:
Para a Massa:
- 1 kg de farinha de trigo de primeira qualidade (somente branca) + 1 colher de sopa
- 400 g de manteiga sem sal, cortada em pedaços grandes
- 5 gemas
- 250 g de creme de leite
- 1/4 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de baunilha em pó (opcional)
- 1/2 colher de chá de fermento seco
- 1 colher de açúcar
- 125 ml de leite morno
Para o Recheio:
- 700 g de avelãs, amêndoas ou nozes, sem pele.
- 700 g de açúcar granulado
- 2 colheres de chá, ou a gosto, de cardamomo moído
Modo de preparo:
- Prepare a massa. Coloque a farinha e a manteiga em uma tigela grande. Com as mãos, esfregue-os até obter migalhas finas. Certifique-se de que não restam migalhas grandes.
- Em uma tigela pequena, usando uma colher, misture as gemas, o creme de leite, o sal e a baunilha em pó.
- Em outra tigela pequena, coloque o fermento, 1 colher de farinha, 1 colher de açúcar. Encha-a com 1/4 xícara de leite morno. Deixe repousar cerca de 2 minutos.
- Adicione a mistura de ovo com creme de leite e a mistura de fermento à mistura de farinha e manteiga.
- Usando as mãos, misture os ingredientes até incorporar totalmente e obter uma massa áspera e inconsistente. Transfira a massa para a sua superfície de trabalho. Coloque o restante 1/4 xícara de leite morno em uma tigela separada. Sempre molhando as mãos com leite, sove a massa por alguns minutos para deixá-la lisa.
- Modele a massa em uma bola. Coloque de volta na tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar por cerca de 30 minutos.
- Enquanto isso, prepare o recheio. Se você estiver usando nozes já descascadas, triture-as finamente em um processador de alimentos. Em uma tigela, misture as nozes moídas com o açúcar. Adicione o cardamomo moído e a baunilha em pó. Misture até incorporar totalmente.
- Divida a massa em 36 bolas, cada uma pesando 50 g.
- Trabalhe com uma bola de cada vez e cubra as outras. Abra cada bola em um círculo de 10 cm como se fosse fazer um risole.
- Coloque o círculo na palma da mão, levemente dobrado, e coloque 2 colheres de recheio no centro.
- Começando em uma extremidade, comece a selar as bordas esquerda e direita em direção ao centro para obter uma forma de meia-lua. Shekerbura selado deve ser um pouco gordinho do recheio e nunca achatado.
- Usando o polegar e o dedo indicador, comece a apertar e torcer a massa ao longo do selo para decorar as bordas.
- Disponha a massa em uma assadeira, forrada com papel manteiga. Continue trabalhando com o restante das bolas de massa, organizando-as na assadeira enquanto termina de decorar suas bordas.
- Agora decore os topos. Segurando uma massa em uma mão e um maggash (pinça) na outra, aperte a massa com o maggash em um ângulo e levante-o levemente para cima. Continue até obter uma fileira de padrão. Crie fileiras semelhantes, cada uma em ângulo com a próxima, até que toda a superfície esteja decorada.
- Se o maggash não estiver disponível, deixe os doces sem a marcação na massa.
- Asse na grade do meio do forno pré-aquecido a 175°C por 15 a 20 minutos, ou até que as bordas comecem a mudar de cor e o fundo fique marrom claro. Tome cuidado para não assar demais os doces – seus topos devem ser de cor clara quando assados. Se você não decorou seus doces com a pinça, cubra-os com açúcar de confeiteiro assim que esfriarem.
Para descascar avelãs, nozes e amêndoas:
- Para descascar avelãs e nozes em casa: Coloque as avelãs cruas em uma frigideira grande e asse em fogo médio, mexendo sempre, até que as cascas rachem e comecem a descamar. Tome cuidado para não queimar as nozes. Trabalhando com pequenos lotes de nozes de cada vez, coloque-os em um pano de cozinha e esfregue com ele para remover as peles. A maioria das cascas sairá, embora algumas ainda se agarrem à noz (especialmente nas nozes). Não se preocupe, um pouco de pele não ficará tão visível no recheio.
- Para descascar amêndoas em casa: Coloque as amêndoas em uma panela e despeje água fervente sobre elas até cobrir. Deixe as amêndoas descansarem na água por cerca de 2 minutos (não as mantenha lá por muito tempo, ou elas perderão a crocância e ficarão muito moles). Escorra a água, seque as amêndoas e retire as cascas apertando as amêndoas entre o polegar e os dedos.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.