🇧🇷 Critérios para avaliação de restaurantes

Já existe um texto sobre os pontos que avalio em restaurantes neste site. Hoje vou falar um pouco dos meus critérios de avaliação. Tudo que falo neste texto vale para lanchonetes, cafeterias, sorveterias, etc. 

Eu faço doces e sobremesas desde a adolescência. Nasci em 76, então já tenho um bocado de experiência. Comecei a cozinhar pratos salgados quando mudei de cidade pela primeira vez, com 22 anos, porque na minha cidade natal sempre tinha cozinheira em casa. Eu comia bem pouco do almoço e jantar em casa porque a comida era feia e ruim. Fazia sobremesas para ter algo bom para comer. Hoje em dia, o que mais gosto ao cozinhar é exercitar minha criatividade para criar novos sabores. Claro que apelo para fazer uma lasanha rápida de vez em quando, mas geralmente faço da cozinha um ambiente a mais para ser criativa. Tendo experiência em fazer, tenho experiência para saber quem faz bem feito.

Por ter morado em vários lugares diferentes e viajar bastante, indo a restaurantes desses lugares, minhas referências em relação a todos os critérios vão além do público local. Afinal, escrevo para cidadãos do mundo, gente que pode se tornar morador da cidade onde está seu restaurante num futuro próximo, e visitar como turista num futuro ainda mais próximo.

Meu perfil em relação a restaurantes é de preferir pratos originais, que só são encontrados ali, como na cozinha criativa e na alta gastronomia. Pratos elaborados, com sabores e apresentação primorosos, são muito valorizados. Embora eu entenda que o perfil de alguns restaurantes não combina com apresentação de alta gastronomia, o sabor, a combinação de texturas, cores, etc deve gerar um resultado que me motive a comer. Comida feia não tem vez. Pratos comuns têm de ser sublimes, porque fazer o básico bem feito é obrigação de qualquer restaurante. Quem não faz o básico bem feito nem deveria ter restaurante ou trabalhar como cozinheiro. Um restaurante que só faça pratos comuns, ainda que sublimes, terá uma avaliação pior nesse quesito do que um que ofereça pratos originais bem feitos e saborosos.

No quesito avaliação dos pratos, as sorveterias e semelhantes (como lugares que vendem açaí) que sirvam apenas sorvetes e bebidas têm uma avaliação um pouco diferente dos restaurantes. Para sorveterias e semelhantes, avalio as formas de servir (se buffet ou se tem um cardápio com opções, por exemplo), variedade de opções, os sabores dos sorvetes e acompanhamentos, etc. Acredito que sorveterias com um número interessante de opções também têm sabores diferentes.

Sou muito fã de sorvetes e açaí, desde que tenha opções de acompanhamento. Já estive em lanchonetes que só serviam açaí com morango ou banana (duas frutas que não gosto) e granola. Não me agradam. Mostram ser aquele lugar que quer vender algo por vender, por estar na moda, não por um compromisso com a satisfação do consumidor. Também já fui a uma sorveteria buffet que servia cerejas de gelatina como se fossem cerejas em calda e isso é um ponto muito negativo. Eu não vou falar bem de quem tenta enganar o consumidor.

Sobre localização, é saber se o restaurante está localizado numa região coerente com o perfil de público que atende, se é um lugar de fácil acesso, se é seguro, etc. Trabalhar ou não com delivery e se as opções do atendimento presencial são as mesmas do delivery também são pontos avaliados.

Para restaurantes pet friendly, observo se aceitam apenas cães ou se aceitam gatos também, o que oferecem aos pets para que tenham uma ótima experiência no local, se têm regras e que regras são essas, adequação do espaço para receber os pets, entre outros fatores.

Sou uma profissional de comunicação e marketing, então questões como higiene, atendimento, ambiente e todos os outros critérios são avaliados desse ponto de vista, pensando na coerência da proposta do local, da comida servida e desses pontos, assim como ocorre com a localização.

Ao avaliar a comida (e as bebidas) penso principalmente no conhecimento que tenho sobre cozinha. Minha preferência pessoal entra em campo mais na questão de valorizar mais os pratos originais bem feitos. Posso fazer comentários referentes ao meu gosto pessoal, mas eles vão levar em consideração a minha experiência em cozinha.

Faço também uma avaliação geral do restaurante como profissional de marketing e comunicação, conforme informado acima, e posso considerar até a embalagem dos produtos na avaliação.

Para divulgar seu restaurante em meus canais de comunicação, leia o kit de mídia.

Este texto, como todos os outros deste site, é protegido por direitos autorais. Todos os direitos são reservados à autora.


Nycka, the Nomad

Comments