Se você tem planos de morar no Brasil ou visitar, este texto tem dicas de como escolher o que vestir no país no inverno que está começando. Embora o inverno só comece oficialmente no fim de junho, no Brasil a época mais fria tende a ser de maio a agosto. As dicas também são úteis para brasileiros que planejem viajar ou mudar para outra cidade do país.
Por ter dimensões continentais, o clima não é o mesmo em todo o Brasil. Não espere que todos os lugares que você visitar sejam quentes e ensolarados. As temperaturas em todo o país nessa época estão abaixo dos 30° C. No sul, abaixo dos 20° C (ao menos nas capitais e na serra gaúcha), e você pode experimentar algumas noites de temperaturas negativas em alguns lugares. Hoje em Curitiba as temperaturas estão idênticas às de Estocolmo. Na meia estação (primavera e outono) as temperaturas de Curitiba geralmente são parecidas com as de Estocolmo e Helsinki, diminuindo o impacto da mudança para visitantes suecos e finlandeses. Não que Curitiba seja uma cidade turística. É uma cidade bonita, possivelmente uma das melhores capitais do Brasil para morar, mas em dois dias qualquer turista pode ver tudo de mais interessante (do ponto de vista do turismo) na cidade.
Recomendo que pesquise sobre as temperaturas das cidades que for visitar ou morar antes de viajar.
Na maior parte do Brasil faz, sim, calor o ano todo, mas quem mora nas regiões quentes sente o inverno porque as temperaturas nessa época caem bastante em relação às temperaturas do verão. A experiência de visitar e morar num lugar é diferente, já falei disso antes, e esta é apenas uma das diferenças. Então, a menos que você venha de um lugar onde faz muito frio o ano todo, você vai precisar de roupas de inverno como suéteres de lã ou casacos de couro e calçados fechados, como botas. Não precisa de casacos de penas ou sapatos de neve. Mas... galochas são uma boa escolha para dias chuvosos. Até onde me lembro, apenas no nordeste chuvas são comuns no inverno, mas sempre existe o risco de chuva em outras regiões. Se você vem de um lugar muito frio, experimente a temperatura local para ver se precisa de roupas de inverno. Se vem como turista, recomendo trazer algumas peças de inverno para evitar problemas e explico isso melhor mais adiante. Se vai para regiões mais frias do país, casacos mais pesados são recomendáveis, principalmente se vem de um lugar quente.
Se for comprar roupas de tricô, quanto menos materiais sintéticos na composição, melhor. Este é um ponto que me faz recomendar ao turista que traga roupas de inverno. Na maioria das lojas brasileiras os tricôs são de baixa qualidade, com muito material sintético na composição, protegem pouco do frio e ficam com aspecto de velhos muito rápido.
Muitos brasileiros, quando viajam para o sul, vindos das regiões mais quentes, vestem inúmeras camadas de roupas. É um erro bobo e que tira a mobilidade. Escolhendo as peças certas é possível vestir-se bem com no máximo 3 camadas de roupas no sul do Brasil e cidades frias em outras regiões. Nas demais partes do país recomendo duas camadas apenas se houver risco de você ficar com calor se usar uma só.
Para orientações personalizadas e para desenvolver seu estilo, contrate meu serviço de personal branding 360°.
Se você é responsável pelo planejamento de comunicação, marketing ou mídia de uma empresa relacionada aos temas tratados neste website, leia nosso kit de mídia para saber como divulgar seus produtos e serviços em nossos canais de mídia.
Este texto, como todos os outros deste website, é protegido por direitos autorais. Sua reprodução ou tradução total ou parcial é proibida.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.