🇧🇷 Frio ou calor?

Frio ou calor? Qual você prefere?

Existe uma ilusão de que alguns lugares são quentes o ano todo. É uma ilusão porque, para o turista isso pode ser verdade, mas para quem mora num lugar com temperaturas no verão próximas dos 40°C, os 25°C do inverno são frios. Um turista dinamarquês acharia esse inverno muito quente, mas depois dele morar ali por 2 ou 3 anos já acharia frio.

Da mesma forma, uma pessoa nascida num lugar onde normalmente faz 40°C no verão e vá visitar a Dinamarca vai achar o verão de lá frio demais, mas se resolver morar lá, vai se acostumar com aquelas temperaturas.

Você pode, como eu fiz, passar por lugares intermediários para acostumar com o frio ou com o calor, conforme seu objetivo. O dinamarquês que sonha com calor pode morar no sul do Brasil antes de morar no Rio de Janeiro ou em Recife. O recifense que sonha com o frio pode fazer o mesmo antes de mudar para a Dinamarca. O incômodo possivelmente vai ser menor (não posso garantir porque nunca me mudei de um lugar muito quente para um muito frio).

Um outro ponto, importante de observar para quem quer morar no Brasil, é que o padrão no país é não ter estrutura para o frio. Existe a possibilidade de instalar piso aquecido. Existem aquecedores elétricos à venda em lojas de eletrodomésticos. Já me falaram que janelas com vidros duplos também existem, mas não são fáceis de achar e os imóveis prontos geralmente têm janelas com vidros simples. Nas maiores lojas de produtos para construção de Curitiba, a capital mais fria do Brasil, não tem esse tipo de janela. Então... você se adapta ao frio à força.

Seja adaptando-se aos poucos ou indo direto para onde quer, a experiência é sempre válida. E é importante você viver a sua experiência em vez de ficar estagnado. 

Se você administra uma empresa relacionada aos temas tratados neste website, leia nosso kit de mídia para saber como divulgar seus produtos e serviços conosco.

Este texto, como todos os outros deste website, é protegido por direitos autorais. Todos os direitos são reservados à autora.


Nycka, the Nomad


Comments