🇧🇷 Primeiros passos para iniciar seu negócio no exterior

Muitas vezes temos uma ideia de negócio, mas aquela ideia não tem como ser implementada na cidade ou no país onde vivemos, seja por não ser algo que as pessoas do local valorizem e consumam, seja por falta de mão de obra qualificada ou qualquer outro motivo. Às vezes sentimos afinidade pela cultura de um outro país e gostaríamos de estabelecer um negócio ali, criar laços com aquele país e adaptar o modelo de negócio conforme vai conhecendo a cultura local.

Este objetivo é possível tanto para empreendedores como para profissionais autônomos, e embora o investimento mínimo requerido por alguns países seja alto, outros tantos têm condições bem amigáveis e até mesmo oferecem cidadania a empreendedores com um período de estadia mínima mais curto que para outras modalidades de visto.

Quais os primeiros passos?

Você pode começar com a ideia de negócio ou com o local (cidade ou país) de destino. Se começar pelo local, pesquise muito a cultura daquele lugar e avalie os pontos que podem ser choques culturais, as afinidades, o clima e outros fatores que podem afetar sua adaptação ao local. Pesquise então o que pode ser interessante àquele país, que você possa criar um negócio lucrativo em torno disso e ter ali mão de obra qualificada para trabalhar com você.

Se você tem a ideia e não definiu o país, o passo seguinte é estudar alguns países onde essa ideia pode ser viável. Estudar os mercados desses países será seu próximo passo. Se não tem a ideia, nem definiu o país, pergunte a si mesmo o que você sabe fazer muito bem e que pode tornar-se um negócio lucrativo? Experiência em gestão empresarial pode ser útil. Ou capital disponível para pagar pelo trabalho de profissionais competentes para te orientar.

Quando você tiver a ideia e um público-alvo bem definido, você pode agendar uma consulta comigo para eu te orientar sobre os próximos passos. Público-alvo é seu perfil de cliente ideal. Se tem a ideia e o país, você possivelmente tem um perfil de qual é seu público-alvo, se estudou bastante a cultura local, os hábitos, necessidades, etc. Toda a consultoria pode ser realizada online. Se quiser orientação de como tornar suas habilidades numa ideia de negócio pode agendar seu horário também. Talvez você tenha de fazer alguns cursos antes de iniciar o negócio, mas faz parte do processo. Todo negócio de sucesso deve ter um capital inicial que seja suficiente não apenas para bancar seus custos até começar a ser lucrativo, mas também para custear consultorias que sejam necessárias. E você deve saber que raramente um negócio começa a ser lucrativo ao fazer a primeira venda.

E siga este blog e nossos perfis nas redes sociais, pois sempre tem dicas que podem ser muito úteis no processo de adaptação a uma nova cidade ou país.


Nycka, the Nomad 

Comments