🇧🇷 Vantagens e desvantagens de viver em capitais no Brasil

Hoje vou compartilhar um pouco da minha experiência em viver em diferentes lugares, apresentando pontos positivos e negativos de viver em capitais no Brasil. No próximo texto compartilharei as vantagens e desvantagens de viver no interior.


Vantagens de viver em capitais:

    • Maior variedade de atividades culturais.
    • Maior variedade de idiomas em escolas de idiomas (não em todas, mas, já morando em Curitiba, encontrei uma colega do curso de italiano em Uberlândia quando fui lá há exatos dez anos e ela disse que nunca conseguiu concluir o curso porque a escola não conseguia fechar turmas. Não tinha alunos o suficiente para níveis mais avançados do idioma! Além disso, nunca ouvi falar de um curso de holandês ou finlandês no interior, embora possivelmente algumas capitais também não tenham).
    • Shows internacionais. Raramente eles acontecem no interior.
    • Festivais de cinema que te fazem dar a volta ao mundo e sair do mundinho do cinema de Hollywood. Nada contra Hollywood, mas é bom variar e ver o mundo por outros ângulos.
    • Quanto maior a cidade, maior a tendência a respeitar pessoas LGBT+.
    • Em algumas capitais você pode comprar roupas de design autoral (e me refiro àquelas marcas cujas coleções não levam em consideração o que os bureaus de tendências dizem), usar até pra ir ao shopping e na maior parte das vezes não vai parar o comércio por usar esse tipo de roupa. Quase ninguém liga se você está usando cabelos verdes com bolinhas roxas ou um vestido que lembra as performances mais ousadas da Lady Gaga, ou se é um homem usando saia e com sombra preta nos olhos.
    • Maior variedade de provedores de internet e telefonia.
    • Mais opções de universidades (o que nem sempre significa mais qualidade. O curso de publicidade da UFPR em Curitiba já foi fechado anos atrás por estar formando gente de um nível muito baixo).


Desvantagens de viver em capitais:

    • Apesar de todas as vantagens acima, os nativos de capitais raramente usufruem da maioria delas. Já vi exibições gratuitas de filmes excelentes com menos de dez pessoas na plateia! O que prova que a apreciação por arte e certos aspectos da cultura é qualidade de poucos.
    • O custo de vida é mais alto. Mas não muito, comparando com cidades de médio porte mais relevantes. Quando mudei para Porto Alegre eu fiz um cálculo de quanto gastaria lá e o valor foi pouco acima do que eu gastaria em Uberlândia se pagasse aluguel. E no primeiro ano em Porto Alegre eu pedia comida de restaurante com frequência. Morava em quarto alugado e não num apartamento só pra mim, mas tinha esse benefício de bônus.
    • Como tem um monte de gente sem qualificação pra nada que muda pra capitais só por não achar emprego no interior ou talvez porque em capitais a quantidade de gente rica é maior, crimes e violência tendem a ser problemas mais frequentes em capitais. Já perdi as contas de quantos perfis fakes de restaurantes de luxo de São Paulo me mandaram mensagens sobre promoções que eram golpes pelo simples fato de eu seguir o perfil real do restaurante.
    • Nas capitais do sul muita gente de alto poder aquisitivo se veste tão mal que é difícil saber só de olhar quem tem berço e quem não tem. Eu gosto mais da ideia de que cada um sabe seu lugar na engrenagem do mundo e se veste de forma que reflita sua posição social e nível cultural. E esse é o modo como as coisas funcionam nas cidades menores onde morei. E embora em algumas capitais a oferta de roupas exclusivas exista, não é algo que eu veja ao ir ao shopping, a um restaurante ou a um museu.
    • A área geográfica de capitais tende a ser maior e assim podemos gastar mais tempo no deslocamento para o trabalho, shows, etc.

Observe bem esses pontos e leia o próximo texto (cadastre seu e-mail no 🔔 na barra lateral e siga meus perfis nas redes sociais que sempre compartilho nas principais o que publico aqui). Isso pode te ajudar a desconstruir ilusões sobre morar em capitais ou no interior. Se quiser, me pague um café no ko-fi em retribuição pelas dicas.



Nycka, the Nomad 

Comments