Hoje é dia de falar de regras simples de etiqueta para quem tem gatos e para quem convive com eles.
Para quem tem gatos:
- Brinque com seu gato alguns minutos por dia. Não pense que comprar brinquedos basta. Tem de participar da brincadeira.
- Ofereça água fresca e limpa e ração de boa qualidade (super premium) em quantidades adequadas ao porte e idade do animal.
- Recolha as fezes do gato e os torrões de urina na caixa de areia diariamente. Você deve ter caixas de areia disponíveis em quantidade suficiente para o número de gatos que tem em casa.
- Vacine corretamente seu gato e combata endo e ectoparasitas com orientação veterinária.
- Ofereça um lugar confortável para o animal dormir. Aquecido, sem umidade e com boa ventilação.
- Se mora em apartamento tenha todas as janelas e sacadas protegidas com telas para impedir que o animal saia. Se vive em casa já existem no mercado produtos interessantes para impedir que os gatos consigam subir nos muros. Gatos na rua podem ser atropelados, envenenados, podem se ferir em brigas, entre outras opções desagradáveis. Você é responsável pela saúde e longevidade do seu animal, portanto mantenha-o em casa.
- Castre seus gatos.
- Jamais agrida um gato. Seja seu, de outra pessoa ou um gato de rua.
- Antes de comprar um gato de raça conheça o padrão da raça no site oficial da FIFE (www.fifeweb.org), para aumentar as chances de o animal adquirido ter realmente as características da raça e de você ter preparo para lidar com as necessidades dele. Se quer só um gato bonitinho, adote. Comprar por status ou só pra exibir a beleza física do animal é uma escolha patética e irresponsável. Todos os gatos que tive até hoje foram adotados e são ou eram lindos. Ainda quero comprar gatos gigantes, mas o Thor pesa mais que a média de peso de uma ragdoll fêmea. Quero um que fique bem maior.
- Jamais abandone um gato.
- Jamais agrida fisicamente um gato.
- Tenha arranhadores ou caixas de papelão espalhados pela casa para evitar que eles arranhem seus móveis.
Para quem convive com gatos:
- Denuncie maus tratos quando tiver provas.
- Entenda que gatos miam, e se você tem algum tipo de intolerância a miados deve procurar um psicólogo.
- Ao visitar alguém que tem gato entenda que você é a visita e o gato é o dono da casa, na maior parte dos casos. Mesmo que não se sinta confortável, respeite o animal. Se tem alergia, tome um antialérgico antes da visita, com recomendação médica.
- Caso perceba que seu vizinho está negligenciando o animal, ofereça ajuda antes de reclamar.
- Se não quer gatos entrando no seu quintal ou jardim, cubra-o completamente com telas. Nada de envenenar os bichos por entrarem se você não fecha os acessos.
- Se não quer ajudar seu vizinho, odeia gatos e não quer buscar ajuda psicológica, vá morar na zona rural, afastado da civilização. Ninguém é obrigado a tolerar a sua intolerância a algo perfeitamente natural. E te aviso que as chances de encontrar gatos na zona rural são grandes, então coloque em prática a sugestão anterior.
Gostou das dicas? Pague-me um café: https://ko-fi.com/nycka
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.