🇧🇷 Por que os modelos são tão altos e magros?

Muitas pessoas questionam o fato de modelos de passarela serem sempre pessoas altas e magras quando, segundo elas, as pessoas “normais” são mais baixas e nunca tão magras. Se você se questiona sobre isso, leia este texto até o fim. Se nunca pensou no assunto, leia também! 😁

Eu trabalho na indústria de moda desde criança. Tenho 1,75 metro de altura. Quando eu era adolescente, era impossível achar calças que me servissem perfeitamente no comprimento. Todas ficavam curtas. A moda no Brasil naquele tempo era um setor muito atrasado. Então, o motivo óbvio e prático de modelos serem mais altos que a média é para evitar esse problema, para fazer roupas que sirvam perfeitamente para pessoas mais altas que a média. Porque é muito fácil encurtar uma calça que alongá-la. De fato, todos os métodos para alongar calças, camisas, etc vão deixar a alteração muito evidente, com cara de remendo. O que é um desrespeito com nós, pessoas altas. E fazer as roupas pensando nas pessoas mais altas não prejudica em nada os baixinhos, porque em todas as estações existem roupas apropriadas para pessoas de todas as alturas.

Agora vamos ao motivo da magreza. Na passarela todas as roupas devem ter um caimento perfeito. Mas uma roupa tem caimentos diferentes em diferentes tipos físicos. E quanto maior o tamanho, maiores as diferenças. Modelos normalmente usam o tamanho 38 ou 36 brasileiro. Não vou fazer conversão para medidas de outros países. Em qualquer lugar do mundo que você esteja você vai entender sem precisar converter. Cada tamanho brasileiro (números pares) significa, no caso de calças, 4 centímetros a mais nos quadris, e para blusas, 4 centímetros a mais de busto. Mas nós sabemos que a pessoa pode usar um tamanho de blusa diferente do tamanho da calça. Isso se deve aos tipos físicos. As pessoas que vestem 36 ou 38, independente do tipo físico, não apresentam diferenças muito grandes de medidas. Pensando em uma modelo (mulher) de corpo retangular e uma de tipo físico ampulheta, a falta de cintura da retangular mal é percebido. No caso dos homens as diferenças são ainda mais sutis. Então dificilmente uma roupa vai ter um caimento ruim em pessoas que usam esses tamanhos em cima e embaixo.

Mas o fato de usar modelos altos e magros na passarela não quer dizer que as marcas não façam roupas para pessoas de todos os tipos físicos. Se você não se sente representado pelo que vê nas passarelas, salvo no caso de pessoas obesas, que não são atendidas pela maioria das marcas, agende uma consultoria comigo para poder desenvolver um estilo pessoal autêntico e moderno, adequado para seu perfil. Caso você seja uma pessoa alta e magra, uma consultoria comigo também é uma boa escolha para deixar de ser um escravo da moda e tornar-se um trendsetter.

Se você ou seus filhos gostariam de seguir a carreira de modelo mas não tem o perfil, sugiro a carreira de modelo comercial, que aceita pessoas de todas as idades e tipos físicos, mas requer conhecimento em atuação. Estude teatro e seja feliz!

Se gostou das dicas, pague-me um café: https://ko-fi.com/nycka


Nycka, the nomad

Comments