Hei! (É assim que escrevemos olá em finlandês!) Hoje eu decidi falar um pouco mais sobre música. Adoro conhecer diferentes culturas e a música tem sido um dos meus recursos favoritos para começar.
Lembro-me de muitos anos atrás, comecei a ouvir algumas bandas finlandesas e um dia conheci um finlandês online. Ele me ensinou um pouco sobre o kalevala, Jean Sibelius, algumas músicas sobre kalevala, me mostrou algumas fotos que ele tirou em sua vizinhança durante o inverno e coisas do gênero. Isso foi há 20 anos. Quando me mudei, perdi contato com ele. Desde então, as únicas pessoas finlandesas que conheci eram membros da banda, pessoalmente. Esses dias eu estava assistindo alguns vídeos sobre a Finlândia e lembrei daquela época.
Então, se você está curioso sobre a Finlândia, este post é para compartilhar algumas bandas daquele país que eu realmente aprecio e este é um primeiro passo para conhecer a cultura finlandesa.
A primeira banda finlandesa que eu conheci foi o Apocalyptica. Naquela época - nos anos 90 - eu ainda morava em Montes Claros e ouvia apenas música pop, as músicas chatas que os rádios locais tocavam, então meu primo começou a ouvir Iron Maiden, Metallica, Helloween e Apocalyptica (seu primeiro álbum, tocando Metallica com violoncelos) e me convidou para ouvir essas bandas. Eu realmente gostei. Eu ainda não sabia de onde eram as bandas.
Algum tempo depois, descobri a Internet e comecei a conversar com pessoas de muitos lugares diferentes, incluindo o finlandês que mencionei no segundo parágrafo. Descobri bandas como Nightwish e Sonata Arctica e pessoas com preferências musicais semelhantes conversavam sobre outras bandas de uma maneira que eu pudesse desenvolver meu próprio gosto musical.
Vamos nos concentrar nas bandas finlandesas, pois a Finlândia tem uma cultura interessante, com algumas semelhanças com a região em que vivo atualmente. Descobri que atualmente (verão) em Helsinque é mais quente do que aqui (na cidade brasileira em que estou vivendo)... 😂 Eu era tão ignorante! Imaginei a Finlândia como um lugar muito frio. Mas... nos anos 90, quando eu tinha aquele amigo finlandês, morava em um lugar muito mais quente do que o que estou vivendo agora.
Ops ... as bandas que conheço (em negrito as que ainda ouço com frequência):
• Amorphis. Tomi Joutsen está entre os meus cantores favoritos. Eu já compartilhei uma lista com meus cantores favoritos neste blog.
• Apocalyptica. A banda tocando mais frequentemente em minhas playlists hoje em dia.
• Carmen Gray. Eu os descobri pelo MySpace e entrevistei Nicklas, o cantor, no meu blog anterior em 2008.
• Children of Bodom. Eu fui ao show deles em Porto Alegre em 2004. Gosto de algumas músicas e ouço War of razors de vez em quando porque gosto disso de brincar com teclado.
• Entwine. Ótima banda, mas há muito tempo que eu não escuto. Boa lembrança. Hoje à noite vou ver no Spotify o que eles estão fazendo.
• Kotipelto. Ele tem uma ótima voz.
• Lullacry. Uau! Eles são divertidos, mas há muito tempo que eles não estão nas minhas listas de reprodução. Mais um para verificar esta noite.
• Maija Vilkkumaa. Uma cantora pop. Gosto de algumas de suas músicas, como "Ei", embora não entenda nada e precise verificar as traduções.
• Nightwish. Eu fui a alguns de seus shows no Brasil e tive a oportunidade de encontrá-los em 2004 e na primeira turnê com Anette cantando com a banda.
• The Rasmus. Eu só conheço uma música que eles têm com Anette Olzon cantando e Bittersweet, uma música do Apocalyptica, que o cantor deles faz uma participação. A voz de Lauri Ylönen é agradável.
• Rinneradio. Não lembro como é a música deles, mas lembro que essa foi uma das primeiras bandas finlandesas que descobri no início dos anos 2000.
• Sonata Arctica. Eu fui ao show deles em São Paulo alguns anos atrás, é uma das primeiras bandas de metal finlandesas que eu conheci.
• Stratovarius. Durante os anos 2000, eu os ouvia bastante. Mais tarde, não mais.
• Sturm und drang. Suas músicas são boas. Comecei a ouvir essa banda quando eram adolescentes. Outro para verificar e talvez incluir mais músicas na minha playlist.
• Tarja Turunen. Ela tem uma voz incrível, mas meu único (quase) contato pessoal com ela em 2004 com o Nightwish deixou uma má impressão quando ela fugiu dos fãs no aeroporto e eu evito suas músicas desde então. Para mim, esse contato pessoal com os artistas que eu gosto é realmente importante. Continuo amando o Nightwish porque eles são sempre gentis.
• The 69 eyes. Eu fui a um festival em Porto Alegre em 2005, onde eles tocaram. Muito divertidos, mas ultimamente não estou ouvindo as músicas deles.
• Zen Café. Mais uma do início dos anos 2000, não me lembro como é a música deles.
Eu tive a ajuda da Wikipedia para lembrar dessas bandas. E sugiro que você tente encontrar até os que nem me lembro do estilo deles. É uma ótima experiência conhecer a cultura finlandesa. Possivelmente vou verificar a lista da Wikipedia para descobrir mais alguns artistas.
Se gostou do texto, pague um café para mim: https://ko-fi.com/nycka
Moi! Moi! (Tchau). Vejo você na próxima postagem.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.