Acredito que deixar as funções mais exatas a cargo da AI é o caminho para empresas criativas e que têm visão de futuro, mas o ingrediente humano, a meu ver, é o que faz a diferença nas organizações criativas. Certos avanços tecnológicos são retrocessos, pois, por exemplo, uma empresa não pode resolver o problema de um cliente se não o ouve, se apenas oferece opções padrão de atendimento através de máquinas, e um atendimento humano nada qualificado a resolver de fato o problema. É preciso ter um time preparado para sanar os problemas mais previsíveis e um tempo de resposta rápido para problemas mais complexos, de modo que o cliente saia satisfeito.
Atendimento, estratégia, RH e criação são, a meu ver, funções que as empresas de visão não podem abrir mão de trabalho humano. Uma empresa pode selecionar fornecedores por meio de tecnologia, avaliando as opções através de um formulário a ser preenchido por cada uma. Mas ao recrutar com base em cadastro de currículos, por exemplo, pode ter mais a perder que a ganhar, porque, é fácil achar informação sobre como criar um currículo que chame atenção e usar palavras chave que façam o currículo passar pela filtragem inicial usando as palavras-chave que provavelmente o sistema quer encontrar. Eu vejo muito no LinkedIn perfis com palavras como “proativo”, e outros clichês que são iscas para as ferramentas de busca. Sem nada que prove, na descrição, que realmente são isso e aquilo. Mas se eu tenho um restaurante, uma indústria de moda ou qualquer outra empresa e busco um fornecedor eu preciso de coisas muito mais precisas, mais apropriadas a uma filtragem por máquinas. Se busco um fornecedor que só trabalhe com produtos orgânicos para um restaurante ou apenas fios naturais ou com no máximo de 5% de fio sintético para uma indústria de moda, não tem enganação. Ou a coisa é e pode comprovar ou não é. E a empresa que busca o fornecedor pode exigir as tais provas como parte do cadastro.
A inteligência artificial deve ser usada onde os critérios são totalmente objetivos. Onde a subjetividade tem valor ela deve ser deixada de lado e a mão de obra humana altamente qualificada deve ser valorizada e estimulada.
Nycka, the nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.