🇧🇷 O primeiro imóvel

Depois que saí do "ninho", morei em república, pensionato, quarto alugado, até que um dia caiu no meu colo a oportunidade de ter meu primeiro apartamento. Sem sequer ter alugado um anteriormente. Como não foi uma coisa planejada, eu tinha alguns parâmetros em mente, mas não fui muito firme ao mantê-los. O que também é uma experiência que agrega valor às próximas oportunidades de escolher imóveis para morar.
Hoje vou compartilhar algumas das coisas que aprendi sobre escolher um imóvel, especialmente no caso de compra. Quem sabe possam ser dicas úteis para quando você for escolher o seu próximo lar.
• Autoconhecimento é importante. Eu já sabia que bairros totalmente residenciais não me servem. Gosto de ter tudo "à mão" e de poder fazer o máximo de coisas possíveis sem depender de carro. Tinha noção de quanto espaço eu precisaria ter e de detalhes como desejar um imóvel em andar alto e com sacada.
• Estudar o destino é útil. Junto do autoconhecimento ajuda bastante. Eu prefiro uma vizinhança com um nível sócio-econômico mais elevado. As chances de vizinhos assim terem uma mentalidade mais aberta me parecem maiores, embora eu saiba que não é uma garantia. Então, é útil procurar saber que bairros, na cidade onde queremos ir, têm um perfil coerente com o nosso. Ainda sobre este tema, se temos cães, por exemplo, morar perto de um parque é interessante, para podermos passear com eles, mantendo sua saúde e bem-estar (e a nossa saúde também). Ah! O clima também pode fazer parte deste estudo. Quem gosta de andar de moto terá alguma dificuldade em lugares frios e chuvosos como Curitiba. Outras cidades podem apresentar contrastes muito grandes de temperatura, com invernos frios demais e verões excessivamente quentes, por exemplo. A gente se adapta a questões climáticas, mas se pular este estudo, nunca seja o chato que vai viver num lugar e reclama do clima o tempo todo.
• Idealmente, primeiro desenhe em detalhes o que você quer em sua mente. Que tipo de imóvel, em que cidade, quais bairros são aceitáveis, área útil e outros detalhes. Depois, comece a pesquisar os imóveis com este perfil enquanto constrói o orçamento para adquirir o seu. Incluir a faixa de valor como parte das características desejadas é possível e válido, também.

Nycka, a nômade.

Comments