🇧🇷 Levando o gato para passear

Uma vez uma conhecida me disse que um dos gatos dela andava de coleira. Fiquei encantada com a idéia e tentei ensinar meu gato a andar de coleira também. 
Quando o Thor era filhotinho, era uma loucura para ir até a clínica veterinária na caixa de transporte para vacinar. Ele entrava na caixa sem problemas, mas era só eu botar os pés na calçada que ele se esgoelava miando sem parar até chegar à clínica! Aí, na penúltima vacina (de filhote) comprei uma coleira para ele e ao levá-lo para tomar as últimas vacinas no mês seguinte, levei-o na coleira. E ele foi até lá andando na minha frente sem miar. Bem bonitinho!
Para acostumar o gato com a coleira é bom ir aos poucos. Faça um "passeio" pela sala. Depois aumente o trajeto: ande pela sala e depois vá com ele até o quarto. Depois leve-o na coleira, sempre com a guia, até a pet shop mais próxima e compre petiscos que ele goste!
Cuide sempre para levá-lo para passear em horários que o chão não estiver quente: de manhã, no fim da tarde ou à noite. Sempre com a guia e coleira apropriada para gatos e mantendo-o perto de você. Para mais segurança recomendo microchipar seu gato.
Se tiver mais de um gato e um deles for teimoso e deitar no chão quando colocar a coleira, dê petiscos só para o que aceitar passear de coleira. Elogie-o bastante na frente do outro. Mime, faça carinho. E ignore (ou finja ignorar) o teimoso. Repita isso até que todos estejam bem treinados.


Nycka, the nomad

Comments