Quando pensamos em bem-estar, pensamos em comer bem, ter uma alimentação balanceada. Acho que isso deveria começar quando somos crianças, mas alguns de nós não tiveram o exemplo saudável em casa, então nunca é tarde para mudar.
Eu era exigente quando criança. Minhas refeições regulares eram arroz, feijão, batata e carne ou frango. Atualmente adoro vegetais, mas ainda sou exigente em comer frutas. Se você me der uma melancia para comer, eu recuso. O sabor é bom, então eu gosto do suco dessa fruta, mas todas aquelas sementes me desencorajam a comê-la.
Como eu mudei?
Comecei a experimentar comida chinesa aos 22 anos, pouco depois de me mudar da minha cidade natal para estudar na universidade em outra. Na cidade onde nasci não havia restaurantes chineses. O molho de soja é útil para mudar o sabor dos legumes, então adorei o Yakissoba (aquele macarrão chinês com legumes e carne). Ao mesmo tempo, uma das minhas colegas de república fazia bons suflês com legumes. Toda semana, no dia em que ela cozinhava, ela fazia suflê e eu gostava. Como adoro cozinhar (mas só quando minha criatividade pode participar), mais tarde comecei a tentar preparar legumes experimentando novos sabores. Há alguns anos tentei ser vegetariana e, evitando uma dieta à base de soja, optei por experimentar todos os vegetais que pude. E minha dieta ficou mais rica e colorida.
Para as frutas meu caminho é comê-las “indiretamente” na maioria dos casos. Para obter os benefícios da melancia, bebo o suco ou experimento um sorvete. Para comer banana, eu frito e como com açúcar. Ou posso fazer um bolo ou smoothie com iogurte ou leite, banana e outra coisa para dar um pouco de cor.
É como com a amizade. Alguns amigos são ótimos para sair; outros são fãs de cinema tanto quanto eu, então muitas vezes vemos alguns filmes juntos; outros gostam do mesmo tipo de música e nós vamos a alguns shows juntos, e assim por diante. Da mesma forma, há frutas e legumes que gostamos de comer crus, outros que preferimos cozidos, assados, fritos ou como sucos, smoothies, sorvetes. Alguns de nós precisam de algo para mudar o sabor ou cor dos alimentos. Outros apreciam a cor e o sabor. E de alguma forma encontramos o equilíbrio para nossos corpos. Eu recomendo que você visite um bom nutricionista ao invés de seguir essas dietas malucas que muitas vezes vemos como a tendência do momento. Atualmente, algumas delas estão encorajando a cortar glúten, lactose ou carboidratos. Prefiro não cortar nada e estar aberta a experimentar novos sabores, novas misturas de ingredientes, novas experiências.
Nycka, the Nomad
Copyright: Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.