🇧🇷 Viagem de 7 dias pelo Brasil

Pra quem nunca viajou pelo Brasil ou para estrangeiros que não conhecem o Brasil, hoje tem duas sugestões de roteiro de viagem para uma semana pelo país. Como o Rio de Janeiro é clichê demais, excluí a cidade do roteiro. Mas se viajar com mais tempo inclua, porque a cidade é maravilhosa de verdade e vale uma visita.

Primeira sugestão de roteiro: 

2 dias em São Paulo, hospedando-se perto do parque Ibirapuera ou da avenida Paulista. 1 dia em Belo Horizonte. 1 dia em Ouro Preto que é bem próxima de BH. E 2 dias em Salvador. Você verá perfis diferentes de cidades grandes, praia e uma cidade histórica. Por incluir uma praia da região nordeste recomendo este roteiro durante o verão brasileiro (de dezembro a fevereiro).

O outro eu diria pra ir a São Paulo (2 dias, como na sugestão anterior), 1 dia em Porto Alegre, 4 dias na Serra Gaúcha, sendo 1 em Gramado, 1 em Canela, 1 em Bento Gonçalves e 1 em Garibaldi. Esta é uma viagem melhor aproveitada no inverno (Junho). E prepare-se para um frio próximo de zero graus Celsius, embora seja pouco provável encontrar neve. Este é um roteiro mais cultural e gastronômico, com 2 cidades grandes e 4 charmosas cidades pequenas.

Ambos os roteiros podem ser enriquecidos com visitas a bons restaurantes, pois comida boa não falta em ambos os roteiros.

Para brasileiros que nunca visitaram o sul,e também para estrangeiros acostumados à ideia de Brasil tropical, o segundo roteiro pode ser surpreendente, não apenas pelo frio.

O quentão, uma bebida típica de inverno, no sul é preparado com vinho, e é delicioso. Se conhecer algum gaúcho na internet e for encontrá-lo durante o passeio, peça pra ele preparar um chimarrão, que também é uma experiência obrigatória. Eu morei na capital gaúcha durante 4 anos e até hoje não sei preparar. Só bebia o chimarrão dos outros. Beba tudo e sem ficar mexendo aquele canudo metálico como se estivesse tomando suco, porque gaúchos detestam quando fazem isso. No sul também tem uma espécie de pão típico, que a gente encontra fácil em padarias e supermercados da região chamado cuca. Vale provar porque no resto do Brasil nunca vi. Gosto bastante das cucas de goiabada, mas em Curitiba não tenho encontrado. As que vejo aqui são sempre de farofa.

E, se for comer um acarajé, minha comida brasileira favorita, típica da Bahia e possivelmente fácil de ser encontrado em Salvador, mas também possível em São Paulo e em Porto Alegre (no brique da Redenção aos domingos!), saiba que “quente” significa com pimenta. Eu peço pra colocar só um pouquinho, porque as baianas geralmente usam uma pimenta bem ardida. Eu gosto de pimenta, mas gosto de sentir o sabor dos outros ingredientes.

Continue seguindo os perfis da revista nas redes sociais para acompanhar mais dicas de viagens, gastronomia, cultura e muito mais. Lendo os textos anteriores você pode ter algumas outras dicas para ambos os roteiros que sugeri neste texto. Quando empresas contribuirem, posso fazer roteiros bem completos de viagens curtas pelo Brasil - e também em outros países - com guia completo de onde se hospedar, onde comer, que lugares visitar, etc para pessoas que queiram roteiros para desfrutar cultura, arte, gastronomia, etc.


Nycka, the Nomad

Comments