🇧🇷 Vantagens e desvantagens de viver no interior do Brasil

Vantagens e desvantagens de viver em cidades do interior do Brasil é o tema deste texto. Nunca morei em cidades de menos de trezentos mil habitantes. Conheci muitas menores viajando. Minha referência principal são as cidades de médio porte, mas as referências que tenho das cidades menores fazem parte deste texto também. No próximo texto falo das vantagens e desvantagens de viver na zona rural. Inclua o blog em seu leitor de feeds preferido ou siga por e-mail para não perder nada.


Vantagens de viver em cidades do interior do Brasil


    • De modo geral, quanto menor a cidade, menor o custo de vida. Existem exceções, como cidades pequenas de grande apelo turístico. 
    • A sensação de segurança tende a ser maior em cidades menores, embora a violência exista até mesmo em povoados (lugares habitados por algumas dezenas ou poucas centenas de pessoas na zona rural, com uma estrutura comercial e geralmente uma escola, e sem governo próprio. O prefeito responsável pelo povoado é aquele responsável pelo município do qual aquele povoado faz parte).
    • Existem manifestações culturais populares normalmente esquecidas ou desconhecidas em capitais, e algumas acontecem tão perto de nós que não tem como ignorar, como as festas juninas em Caruaru e Campina Grande ou a festa dos catopês em Montes Claros, que acontece no mês de agosto.
    • Se a cidade for próxima a uma capital e as estradas forem boas ou existirem vôos comerciais regulares e diretos é possível viajar com facilidade para desfrutar dos benefícios das capitais.


Desvantagens de viver no interior do Brasil


    • Se você veste algo muito diferente, muita gente fica encarando como se você fosse um ser de outro planeta.
    • Quanto menor a cidade, menos opções de lazer existem.
    • E também a variedade de universidades é menor que em capitais.
    • Quanto menor a cidade, maiores as chances de encontrar seus ex.
    • Fofocas. Uma vez saí à noite com meu irmão na cidade onde nasci e no dia seguinte de manhã alguém já tinha ido falar pra minha mãe que me viu na pizzaria com namoradinho. (Meu irmão morava com meu pai). E a cidade nem é pequena!!!
    • Pouquíssima variedade de restaurantes. Onde nasci tem basicamente restaurantes portugueses, pizzarias, churrascarias e restaurantes de buffet por quilo (algo que aparentemente só existe no Brasil ou talvez exista fora como iniciativa de brasileiros). Em Uberlândia tinham também restaurantes chineses e um japonês na época que morei lá. Nem toda capital tem muito mais que isso.
    • Talvez por causa das fofocas, a criatividade das pessoas e sua vontade de fazer algo diferente é inversamente proporcional ao tamanho da cidade. Quanto menor a cidade menos as pessoas colocam a criatividade em prática, em todos os aspectos da vida.

Siga o blog e meus perfis nas redes sociais para não perder os próximos textos e comente suas experiências sobre viver em cidades do interior em seu país.


Nycka, the Nomad

Comments