Hoje vou falar de um tema que passei algum tempo sem escrever a respeito. Comida. Principalmente sobre frutas e sobremesas comuns pelo Brasil. As sobremesas eu vou tentar falar apenas das típicas do país, mas como vivo num país mestiço, repleto de gente das mais variadas origens, pode ser que alguns desses doces sejam típicos de outro lugar e adaptados aqui.
Uma das frutas mais raras do mundo é abundante no Brasil: a jabuticaba. E temos muitas outras frutas típicas em várias regiões. Não estou certa sobre o que seriam frutas típicas do sul do país, pois as que normalmente vejo são comuns em países de clima temperado. Mas pelo país temos, entre outras, o pequi no cerrado (já falei dele num texto específico), graviola, umbu, acerola, cacau, maracujá, pitanga, caju, abacate (que normalmente comemos com açúcar no café da manhã e não salgado como em guacamoles), abacaxi, kiwi, pêra, maçã, pitaya, goiaba, pêssego, nectarina, pinha (ou fruta do conde), várias espécies de laranjas e limões, tangerina (ou mexerica ou mimosa, dependendo da região que você está), morangos, ameixa, caqui, mamão, coco, coquinho azedo (muito comum no cerrado), jambo e muitas outras. Num país de dimensões continentais, temos frutas de climas e vegetações variados. E muitos pratos que utilizam essas frutas.
No estado de Minas Gerais, além do doce de leite em diferentes consistências, temos muitos doces de frutas variadas. Também são comuns a canjica (doce com leite e milho branco) e o arroz doce (também chamado de arroz de leite). A maioria de frutas tornar-se doce em calda. A goiaba pode virar goiaba em calda, goiabada cremosa (como uma geléia) ou goiabada de corte. Também pode virar suco ou sorvete. O mamão é comido com açúcar no café da manhã, mas pode virar doce de anéis de mamão em calda, quando a fruta está verde, doce de mamão ou suco, além de poder fazer parte de receitas mais elaboradas. O pequi, conforme já falei no outro texto, é normalmente comido junto do arroz no almoço e jantar, mas pode virar sorvete. O coquinho azedo é uma delícia para fazer suco, picolé e sorvete. O milho vira pamonha (doce ou salgada, em algumas regiões. Comumente doce) e também picolé, sorvete, bolo, e muitas outras iguarias. Da cana de açúcar é extraído o caldo que é bebido puro e gelado (ou, em alguns lugares, misturado com limão e outras frutas, mas prefiro puro), e também pode ser transformado em rapadura e batida de rapadura (que é um doce muito similar à rapadura, muito gostoso). Figos também podem tornar-se um doce da fruta em calda ou cristalizada. O coco torna-se doces variados, suco (muito bom) e sorvete. O abacaxi pode virar suco, picolé, sorvete, doce em calda, fazer parte de tortas e bolos, entre outras opções. Os abacaxis da cidade de Monte Alegre são famosos por serem muito doces. Aqui em Curitiba os abacaxis têm um sabor demasiadamente suave. Estes são alguns dos doces mais comuns em Minas.
Gosto muito de consumir frutas em forma de sucos, sorvetes e doces, e também em algumas tortas, como a minha torta de maçã, que não tem massa, como a americana. Os doces mineiros são muito bons para quem gosta de doces muito açucarados. A pamonha doce é uma exceção, por ter um sabor mais suave.
Em outros estados temos doces de um dulçor mais suave. Para sucos, recomendo experimentar umbu, cacau, coco e outras frutas regionais. Ao pensar em sorvetes, minha primeira escolha é tomar açaí, um sorbet da fruta que vem do norte do país, misturado a xarope de guaraná. No norte do país as pessoas costumam comer açaí como acompanhamento de almoço ou jantar, não como sobremesa como fazemos no sul e sudeste. Meu picolé preferido é de coquinho azedo, mas nunca o vi ser comercializado. Fazia em casa, na infância, preparando o suco da fruta e congelando. Mas não sei onde comprar coquinho azedo fora de Montes Claros. Se você sabe, comente!! 🤩
Além dos doces mineiros, os pernambucanos e os baianos são meus preferidos. Baianos fazem maravilhas com coco. Os doces e bolos típicos de Pernambuco, como o bolo Souza Leão e o bolo de rolo, são uma experiência extraordinária. Aqui no sul recentemente é possível encontrar bolos de rolo, mas poucos são como os que provei no Recife, que a massa é tão fina que quase não percebemos sua presença. Alguns aqui parecem mais rocamboles, com uma massa mais fina, e dá pra sentir muito o gosto da massa, o que torna a experiência frustrante para quem já comeu bolo de rolo de verdade.
Frutas também fazem parte da cobertura de algumas pizzas doces (pizza é algo típico da Itália, mas pizza doce é algo muito brasileiro).
O café da manhã no Brasil é muito farto, com pães, bolos, queijos, biscoitos, café, leite, geléias, goiabada, presunto, sucos e outras iguarias conforme o gosto de cada família. Muitas incluem frutas frescas, que também encontramos em hotéis, no café da manhã.
Quais são seus doces e frutas preferidos no Brasil?
Se gostou desse texto, clique no botão do Ko-Fi na barra lateral e me pague um café.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.