🇧🇷 Viver e viajar sem dinheiro

Em algumas partes do mundo, sacar dinheiro em agências bancárias ou caixas eletrônicos é coisa do passado. A praticidade dos cartões bancários de débito e crédito e dos pagamentos eletrônicos vem ganhando cada vez mais adeptos.

Curitiba talvez seja a primeira cidade brasileira onde podemos sair sem precisar de cédulas de dinheiro na carteira. Atualmente até mesmo para usar o transporte público na cidade é possível pagar usando cartão do banco com tecnologia de pagamento por aproximação. Desconheço alguma empresa na cidade que só aceite pagamento em dinheiro. Sinceramente, prefiro continuar desconhecendo. Amo inovação. Para quem gosta de culpar a astrologia, sim, sou aquariana.

Em vários países o uso de cartões ou pagamentos eletrônicos já era comum mesmo antes da pandemia. Embora sistemas eletrônicos estejam sujeitos a falhas, as vantagens, principalmente para quem viaja ou para quem se mudou e não conhece bem a cidade ainda são muito mais relevantes que os riscos. Nada mais desagradável que você ser recém chegado a uma cidade e ter de procurar caixas eletrônicos para poder sacar dinheiro. Sem contar que, às vezes, para efetuar a mudança de endereço que inclui mudança de cidade, os bancos reduzem seu limite de saque. Já tive problema com isso quando mudei para Porto Alegre.

Que métodos de pagamento você usa com mais frequência no seu dia-a-dia? E quando viaja? Já teve problemas com pagamentos por usar apenas meios eletrônicos e cartões? Você consegue viver e viajar sem usar cédulas de dinheiro, usando apenas cartão e pagamentos eletrônicos?

Se você administra uma empresa relacionada aos temas tratados neste site, leia a página “Kit de mídia” e inclua “Nycka, the Nomad” no seu planejamento de mídia (jargão publicitário para “divulgue seus produtos e serviços conosco”).

Este texto, como todos os outros deste site, é protegido por direitos autorais. Sua reprodução ou tradução totais ou parciais é proibida. 


Nycka, the Nomad

Comments