🇧🇷 O que você está comprando?

Li um texto muito interessante sobre plataformas de compartilhamento como o AirBNB, Couchsurfing, e muitos outros, nem todos sobre hospedagem. Interessante por enfatizar quatro parâmetros de valor: financeiro, cultural, social e ambiental. 
Avaliar nossas escolhas de consumo, inclusive os bens que a gente compra ou a forma de energia que utilizamos é importante e nos diferencia de quem só pensa no valor material. Quando, por exemplo, eu desejo instalar energia solar em meu imóvel em vez de energia hidrelétrica, estou buscando gerar um menor impacto ambiental. Londres, uma cidade que nem é tão beneficiada pelo sol como a maioria das cidades brasileiras e portuguesas, tem ou tinha um plano de encorajamento à instalação de energia solar em toda a cidade. A prefeitura de Curitiba anunciou nesta semana a instalação de energia solar no prédio da prefeitura. Mas a gente não precisa desses incentivos para exercitar nossa consciência social e ambiental.
Quando compramos uma bolsa de vinte mil, não estamos pagando apenas a matéria-prima e custos de produção. Compramos o valor social, ambiental e cultural ligado àquela bolsa. E ao comprar uma imitação da mesma bolsa (ou de qualquer outro produto ou serviço) a pessoa está pensando apenas na economia financeira que está fazendo, sem prestar atenção aos demais valores (cultural, ambiental e social, incluindo as condições de trabalho de quem produziu aquilo). Muitas vezes quem compra imitações e falsificações é tão miserável quanto os pobres coitados na China, Índia, Bangladesh, etc que trabalham em condições que em países como o Brasil ou os Estados Unidos são inaceitáveis. Mas não são todos. Quando eu ainda trabalhava com moda, via blogueiras encorajando a compra desse tipo de coisa. Vejo lojas desse tipo de coisa lado a lado com lojas de boas marcas em shoppings. Sinais que as elites também, infelizmente, compram.
Quando adquirimos essa consciência de avaliar nossas escolhas de consumo com base nos valores ambiental, cultural e social, além do financeiro, damos um importante passo rumo a ter maior qualidade de vida real e temos uma atitude de verdadeiro respeito pelos outros, pois buscamos empresas que tenham um compromisso com estes quatro parâmetros, encorajando seus times ao aprimoramento contínuo, pagando salários justos, utilizando energia renovável e sustentável, buscando autenticidade, etc.
Não sei se algum dia todo mundo irá entender isso, mas espero poder dialogar com mais pessoas que percebem estes valores ou que, lendo, despertaram a vontade de saber mais e repensar seus hábitos.


Nycka, the nomad

Comments