🇧🇷 A pessoa por trás da stylist

Este é um texto com um pouco sobre a pessoa por trás da stylist.

Eu sou Nycka, nômade digital e cultural, publicitária por formação, e atualmente trabalho como artista visual, fotógrafa fine art e stylist.

Trabalho com moda desde criança e sou a stylist mais experiente do Brasil. Há alguns anos eu vivi uma experiência pessoal horrível. Sabe quando você confia numa pessoa a vida toda e no fim ela morre e deixa provas de que ela nunca foi confiável? Meu mundo desabou ali. Consegui perceber todas as “red flags” que eu ignorei a vida toda por ser alguém da família. E claro que isso me deixou mais atenta ao comportamento de outras pessoas. Tive de me reconstruir, redescobrir quem eu era em meio aos destroços, redescobrir como voltar a confiar em pessoas. Essa jornada é bem confusa. Eu já parei de trabalhar como stylist várias vezes porque se eu comecei a trabalhar com moda ainda criança foi porque essa pessoa que morreu me obrigou a isso. E às vezes a raiva da pessoa e do trabalho se misturam, e eu paro de atender novos clientes de estilo. Que fique claro: eu sempre respeito meus contratos. Recebi a notícia da morte da minha avó paterna, que sempre me apoiou e me respeitou, na véspera de atendimento a um cliente em outro estado e priorizei o cliente, que também viajaria para ser atendido. Tem gente que me chamou de “sem coração” por isso, mas penso que quem tem coração demonstra amor quando estamos vivos, e eu demonstrei meu afeto por ela enquanto ela estava viva.

Embora eu tenha estudado publicidade e marketing, profissionalmente prefiro seguir minha intuição. Já rascunhei dezenas de planos de negócio para meu trabalho, mas nunca sigo 100%, porque esse processo de autoconhecimento ainda está me causando várias transformações internas que têm um impacto nas escolhas profissionais. Ainda estou redescobrindo o que me trás satisfação profissional. No momento, a arte e o trabalho de stylist para clientes que queiram ter uma aparência única, diferente, me atraem mais.

O padrão de postar dicas de estilo ou apontar erros de estilo não me satisfaz. Acho que quem quer melhorar sabe que precisa e quem valoriza meu trabalho como stylist é quem dá valor à experiência e a desenvolver um estilo pessoal único, sem rótulos. Tento evitar publicar conteúdos que eu na posição de um cliente potencial não leria. Com o pequeno detalhe que eu trabalho na indústria de moda desde os 5 anos de idade, então eu não tenho experiência pessoal de não ter noção de estilo pessoal. Por minha família não me permitir escolher o que vestir até os 18 anos, eu aprendi muito sobre o que não gosto na infância e adolescência e desde que comecei a comprar minhas próprias roupas, nunca me arrependi das escolhas de estilo que fiz, nunca deixei uma roupa no guarda-roupa por não saber como combinar, nunca comprei algo para deixar parado no guarda-roupa sem usar, nem comprei algo só por estar na moda. 

Como stylist eu faço uma entrevista de até duas horas com cada cliente para ter um mínimo de informações relevantes sobre ele para embasar meu trabalho e espero que o cliente diga se sente-se satisfeito ou não com minhas sugestões para que eu possa buscar caminhos para a imagem pessoal de cada um cumprir o propósito de mostrar o melhor de sua personalidade. Me ver como uma pessoa que vai decidir o que você deve vestir como se fosse uma mãe autoritária não vai funcionar, porque não trabalho assim. 

Eu ainda estou uma pessoa em reconstrução. A sensibilidade está à flor da pele e respeito é obrigatório porque estou intolerante a muitas atitudes que tolerei por tempo demais. Se você investe em desenvolvimento pessoal e autoconhecimento você certamente entende isso.

Por hoje é só. Siga meus perfis nas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos meus e receber notificações quando tiver novos textos aqui no blog.

Patrocinadores e anunciantes são bem-vindos.


Nycka Nunes

Comments