🇧🇷 Dois tipos de “nômades”

Me perguntaram por que muitos italianos que decidem morar no exterior retornam à Itália. Minha reflexão vale para qualquer pessoa que tome essa decisão, seja italiana ou não. O que você acha?  Compartilhe sua opinião e experiência comigo.

Muitas pessoas decidem morar em outra cidade ou no exterior para estudar e depois voltam para casa. Nunca tiveram vontade de ir embora, de viver experiências diferentes. Como diz um amigo meu, eles deixaram sua cidade natal, mas a cidade natal não os deixou. A mentalidade não mudou.

Muitos italianos deixaram a Itália para ter uma vida melhor no Brasil e não voltaram para a Itália. Eles realmente queriam começar uma nova vida no exterior. E o mesmo acontece com qualquer pessoa de mente aberta. Eles não querem ficar a vida toda no mesmo lugar, com as mesmas amizades, com as mesmas opiniões, etc. As verdadeiras amizades permanecem como amigos, independentemente de onde vivemos. Hoje em dia isso é muito mais fácil que quando mudei de cidade pela primeira vez, porque temos a internet. Em 1998 eu conversava com amigos enviando cartas ✉️😅

Conhecer lugares diferentes como turista é muito diferente de conhecer outros lugares morando lá, trabalhando lá, descobrindo novas culturas, aprendendo novos idiomas in loco… mas é preciso ter coragem. Coragem para ser ele mesmo ao invés de ser filhinho da mamãe, que segue tudo que sua mãe diz...

Como ter essa coragem não é comum, a maioria permanece onde nasceu ou mora fora de um período e depois volta.

Eu tenho essa coragem herdada da minha família paterna e lapidada com meu próprio esforço. Um antepassado meu deixou Lucca na Itália no século 18 e foi para Portugal. Depois disso, a família foi convidada pelo imperador para ocupar um cargo de confiança no Brasil (essa é a parte da história da família Versiani que conheço). E aqui estamos! Saí da minha cidade natal em 1998 e mudei várias vezes depois. Eu não quero voltar. Talvez eu seja um pouco como aquele antepassado de Lucca, com vontade de sempre seguir em frente.

Esta é a grande diferença. Muitas pessoas hoje afirmam ter a mente aberta, mas nunca se permitiram viver em lugares culturalmente diferentes, longe de seus pais e familiares, descobrindo diferentes formas de viver. Como já contei aqui sobre pessoas que se dizem "ecléticas" porque ouvem pop rock, samba e outros ritmos musicais populares no Brasil, mas nunca ouviram música clássica, metal (fora bandas populares como Iron Maiden e Metallica ) e nunca viram um espetáculo de ópera.  Eles têm muito a aprender.

Você faz parte do grupo que está sempre avançando, morando em lugares diferentes sem retornar ao lugar de origem? Ou o grupo que mora fora e volta? Ou você ainda faz parte do grupo que nunca morou fora de sua cidade natal?

Se nossas publicações o inspirarem a descobrir novos lugares, confira nosso serviço "The Nomad Advisor". E siga nossos perfis nas redes sociais para ficar atualizado sobre nossos conteúdos e acessar conteúdos complementares.

Se você gerencia uma empresa vinculada aos temas que tratamos, leia nosso mídia kit e saiba como divulgar sua empresa conosco.


Nycka, the Nomad

Comments