Hoje vou falar um pouco de turismo, porque essa pandemia me fez falar menos disso por muito tempo, mas agora muita gente já pode viajar, então, vamos!
Vou começar falando dos pontos imperdíveis para visitar em Curitiba, no sul do Brasil.
Curitiba é uma cidade com quase dois milhões de habitantes, e partindo de São Paulo de avião você chega à cidade em cerca de uma hora.
A cidade é repleta de parques que valem um passeio, um piquenique, uma caminhada com seu pet. Meus preferidos são o parque Tanguá e o parque Barigui. Mas tem vários outros. O Jardim Botânico, cartão postal da cidade, também é um bom lugar para essas atividades. É muito bonito e rende fotos bacanas. A praça do Japão, que fica na região onde estão alguns dos melhores hotéis da cidade, também é um lugar bonito para fotos.
Em Curitiba chove muito. Então é recomendável ter no roteiro lugares fechados.
Existem vários museus na cidade, sendo o mais famoso o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como museu do olho. O famoso arquiteto Niemeyer desenhou o prédio principal do museu, como uma araucária, um tipo de pinheiro comum na região, estilizada, mas as pessoas chamam de museu do olho porque o formato também lembra o de um olho. O museu Guido Viaro, além de obras de arte, também tem uma reunião semanal para debater filmes, geralmente antigos. Eles divulgam a programação na página do museu no Facebook. No centro, tem o museu de arte contemporânea, que é bom para uma visita rápida, pois é um museu pequeno, como o Guido Viaro. E tem vários outros.
Se os filmes do museu te interessaram, a Cinemateca de Curitiba, antes da pandemia, também tinha uma programação com filmes cult, festivais de filmes internacionais, etc. O Sesc Paço da Liberdade também tem uma programação cultural. Nele você precisa fazer um cadastro.
Para uma visão geral da cidade, recomendo a torre panorâmica. Dá para ver a cidade de cima e no piso tem um mapa da cidade em baixo relevo. Também é uma visita rápida. Fica bem perto do parque Barigui.
Outro cartão postal da cidade e palco de alguns espetáculos é a Ópera de Arame. Não use saltos finos para ir lá, pois o acesso é por uma ponte onde seu salto pode ficar preso. Bem ao lado fica a pedreira Paulo Leminski, que já recebeu shows de grandes artistas, como a banda Iron Maiden.
Outra referência cultural da cidade é o teatro Guaíra, onde acontecem shows, espetáculos de teatro e também um festival de ópera. É um espaço muito bonito.
Nos espaços abertos os animais de estimação são bem-vindos. O transporte público, que eu saiba não aceita o transporte de animais, mas o turista pode usar aplicativos de transporte para passear com seu pet pela cidade, criar roteiros que possam ser feitos a pé ou de patins, ou alugar um carro (nunca aluguei um carro pra passear com pet, mas suponho que seja possível). Se empresas pet friendly de Curitiba tiverem interesse em passar pela nossa avaliação, a revista está disponível para verificar os prós e contras de cada uma conforme nossos critérios e divulgar para nossos leitores.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.