Adestramento é benéfico para o cão?
Depende de como o adestramento é feito. O último cachorro que tive até agora eu adotei já com 4 anos e ele veio cheio de vÃcios, por ter sido adestrado com base em recompensa e punição. Era um animal triste, que não interagia muito comigo. Vivia com medo. Um lhasa apso lindo, mas com comportamento bem fora do padrão da raça.
Ele só fazia as necessidades na rua, e se a rua estava molhada ele não saÃa. Mas eu moro em Curitiba e chove d+ nessa cidade!!!! Às vezes o bicho ficava DIAS sem fazer as necessidades por causa desse condicionamento. Ensinei ele a fazer na sacada, mas levou tempo pra ele entender que na minha casa ele podia fazer certas coisas que em algum lugar, em algum momento, ele foi castigado por fazer.
Ele também nunca me dava “beijo” (nunca me lambia). Ensinei ele que podia dar beijo e com o tempo ele passou a beijar minha mão.
Por outro lado, ele saÃa pra passear comigo de coleira e sempre ficava 2 passos (meus) na minha frente. E uma vez a coleira soltou perto duma esquina. Eu só chamei ele, ele parou, peguei ele no colo e trouxe ele no colo pra casa. Mas não sei se isso foi de adestramento ou porque naquela altura ele já tinha uma ligação de confiança comigo muito forte. Depois disso passei a soltar ele na pracinha e ele corria só onde ele conseguia me ver e voltava. Era bom demais ver a felicidade dele quando a gente conseguiu isso. Ele chegou aqui tão triste, fechadão, e quando chegou nesse nÃvel ele parecia sorrir. Já não brigava com outros cães machos na rua e se divertia na companhia de outros animais.
(Foto do Hércules sorrindo. Estava sujo e descabelado, mas feliz)
Ele era tão duro quando chegou que não era muito de chamego. Quando conheceu o Marrom e a Mel (cachorros da minha mãe) ele viu que os dois quando me viam deitavam de barriga pra cima pra ganhar carinho e me davam beijo, e foi o começo do meu adestramento pra consertar os vÃcios de adestramento dele. Depois descobri que o que fiz com ele intuitivamente é chamado de adestramento positivo, que é sobre ensinar o animal com amor e respeito, sem castigos. E com isso ele também passou a gostar de carinho na barriga. E passou isso pros gatos também. 😂😂🥰🥰
Eu sempre gostei de bichos, mas o Hércules foi uma criaturinha fenomenal. Felizmente consegui ajudá-lo a ser ele mesmo e se tornar um animal feliz, sem medo e consciente de que era muito amado.
Recomendo usar o adestramento de forma a não criar esses vÃcios, entendendo que cada situação requer uma atitude diferente. Ao passear em Curitiba vejo muitos tutores de cachorros pedindo desculpas se o animal pula em mim ou me lambe, e chamando a atenção do animal ou puxando ele. E é uma postura errada porque eu gosto dessa interação e tem outras pessoas que também gostam. Primeiro tem de saber se a pessoa quer aquela interação. Animais aprendem rápido quando são ensinados com amor e respeito. Mesmo sobre coisas como onde fazer as necessidades… pense que um animal treinado a fazer na área de serviço, por exemplo, pode ter de reaprender rapidamente se a área de serviço passar por uma reforma ou se você se mudar. E tem meios para conseguir uma adaptação muito mais rápida se você não ensina com base em castigos.
Se um adestrador falar em castigos ou em usar enforcador, fuja!!! Vai fazer muito mal ao animal.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.