Muitas pessoas têm alergias. Algumas delas são alérgicas a cães e gatos. O que pode surpreender quem acompanha este blog e minhas redes sociais e sabe que tenho esses animais de companhia, é que eu fui diagnosticada com alergia a pêlos de animais na adolescência.
Com essa informação, as perguntas “quem tem alergia pode ter cachorro?” e “quem tem alergia pode ter gato?” teoricamente têm um sim como resposta. E digo teoricamente pra ninguém comprar ou adotar um animal e depois ter crises alérgicas, abandonar o animal e vir dizer que eu falei que pode. Eu estou dizendo que eu consegui ter cães de pelo longo e semi longo a vida toda sem grandes problemas. Os dois últimos, ambos da raça lhasa apso, mantidos com pelos longos a maior parte do tempo, dormiam na minha cama. O Thor, meu gato, faz meu braço de travesseiro na hora de dormir. Vive grudado comigo.
Com cães, apesar do diagnóstico médico, nunca tive problemas. Quando resolvi adotar os gatos fui ao médico e expliquei a situação de ser alérgica, nunca ter tido gatos, e queria algum remédio caso a alergia se manifestasse. Ele me receitou um spray para usar no nariz só quando tivesse crises alérgicas e eu cheguei a usar o remédio algumas vezes, mas depois as crises desapareceram. Mantive o remédio até a data de validade e joguei fora mais da metade por falta de uso.
Então, com os cuidados apropriados, creio que toda pessoa que, como eu, ama animais, que não tem medo deles ou quer vencer esse medo, pode ter um cão ou gato sem grandes problemas. Mas como eu nem sou médica nem te conheço, recomendo testar suas reações alérgicas com cães e gatos de amigos, de vizinhos, etc antes de adquirir um. Visite amigos que têm cães, brinque com cães da vizinhança, sempre com os cuidados necessários. O mesmo com gatos. Procure quem tenha gatos sociáveis (não é o caso do Thor) e procure interagir com eles, brincar, fazer carinho, etc. Um animal de companhia é como um filho: uma responsabilidade que dura por muitos anos. Então antes de adotar ou comprar um, converse com um médico ou mais de um, veja os cuidados que o profissional recomenda e, tomando tais cuidados, comece a se aproximar de cães, gatos ou ambos para ver como seu corpo reage. Se reagir bem durante algumas semanas, então você começa a pensar em adquirir o seu. Lembrando que nenhum criador ou protetor responsável vende ou doa cães ou gatos com menos de três meses de idade. Se algum canil ou gatil quiser te entregar um filhote com menos de três meses, sem todas as vacinas, procure outro que leve a criação a sério e cuide da saúde dos animais.
Se gostou do conteúdo, pague um café para mim no Ko-fi (https://ko-fi.com/nycka), inscreva-se para receber os próximos textos por e-mail ou no seu leitor de feed preferido (vide Ãcone do 🔔 na barra lateral, visÃvel no modo web), siga-me nas redes sociais e faça sua doação para me ajudar a estudar música no próximo ano, aumentando a qualidade do conteúdo cultural e artÃstico do blog.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.