🇧🇷 5 dicas para seu pet comer a ração

Faz tempo que não falo de cães e gatos. Então agora tem 5 dicas para seu pet comer a ração. Todas as dicas valem tanto para cães como para gatos. Dicas baseadas nas minhas experiências pessoais como tutora de cães e gatos.


  1. Compre ração de boa qualidade, sem corantes, e dê preferência para comprar a ração no pacote fechado. 
  2. Divida a dose diária de ração em pelo menos duas refeições para o pet, conforme sua disponibilidade de tempo. Se trabalha o dia todo fora, uma dose pela manhã antes de sair, e outra no fim do dia, quando você chega em casa é o mínimo. Se quiser dividir em 3 refeições, mesmo trabalhando o dia todo, pode incluir uma dose um pouco antes de você ir dormir. A dose recomendada é informada no pacote da ração e varia conforme o tipo de ração que você compra e o peso do animal. Procure oferecer ao seu animal a ração apropriada para a idade dele.
  3. Outra opção - que eu uso mais em datas especiais - é incluir ração úmida no cardápio do pet. Já vi gente sugerindo misturar ração seca e ração úmida. Eu não faço isso porque tenho a impressão que a seca fica murcha se o pet não come tudo. Se você já testou misturar, me conte sua experiência. Meus gatos nunca comem um sachê de ração úmida de uma vez só. O Hércules, meu cachorro comia, principalmente para evitar que os gatos comessem a comida dele se ele deixasse algo no potinho. 
  4. Observe como o animal reage quando você oferece uma ração nova. Isso também vale para petiscos e até brinquedos. Se o animal não gosta de uma ração, petisco ou brinquedo ele deixa isso bem claro para quem se dispõe a observar e respeitar as preferências dele. A Iduna, uma gata que adotei já idosa, só comia ração com sabor de peixe, segundo a antiga tutora. Por isso eu comprava ração com este sabor para todos os gatos. Um dia, fui comprar ração e não achei ração com sabor de peixe. Achei uma que o pacote de 3kg vinha metade com sabor de cordeiro e a outra metade com sabor salmão. Salmão é peixe! Então comprei. E a gata não comeu a ração com sabor de salmão!! Quando notei isso, abri o pacote de ração sabor cordeiro torcendo para ela aceitar. Felizmente ela comeu. Então deixei a de salmão pros outros e a de cordeiro para ela. E quando a ração estava no fim voltei para a ração de peixe, porque normalmente era mais fácil de achar. Na época não existiam aplicativos de delivery que faziam entregas de pet shop e minhas opções de petshops perto de casa eram pouquíssimas. Hoje em dia amo aplicativos de delivery porque ampliam muito as opções de compra, tornando mais difícil acontecer situações de eu não achar de jeito nenhum o que preciso. E eu posso viver sem carro numa boa. Recentemente eu não achei, por meses, a ração que eu dava para o Thor, por falha da distribuição da marca. A ração da faixa etária dele não estava disponível em nenhuma petshop da cidade. Eu acabava comprando de uma faixa etária próxima, no mesmo sabor (frango), e ele comia. Agora que ele fez 12 anos tenho encontrado a ração adequada com mais facilidade.
  5. Se você perceber que o animal come bem a ração por um tempo e depois não come com tanta vontade, procure comprar pacotes menores de ração, ou lacrar bem o pacote (eu nunca lacrei, mas já conversei com um tutor de gato inglês que compra um pacote grande pra um gato e ele disse que funciona). Sei que em petshops tem acessórios para lacrar bem o pacote de ração. Se você tem essa experiência, me conte. Se o animal não come com vontade desde o início ou não come de jeito nenhum, troque a ração! Eu só tive de trocar uma vez a ração do Thor, da mesma marca da ração de salmão que a Iduna não gostou. E consegui. Hoje em dia, antes de mudar a marca da ração procuro saber se eles trocam caso o gato não goste, porque gatos são bem exigentes com ração. Pela minha experiência, são bem mais exigentes que cachorros, mas isso não quer dizer que você deva negligenciar as preferências do seu cão.


Dica bônus: se você tem cães e gatos, coloque a ração dos gatos num lugar alto que os cães não alcancem. Quando adotei os gatos, deixava todos os potes no chão e tanto meu cachorro comia a ração dos gatos como os gatos comiam a dele. Quando coloquei a ração dos gatos no alto o Hercules passou a comer toda a ração assim que eu servia. Se sobrasse, ele deitava do lado do potinho para evitar que os gatos comessem, mas fui aprendendo a servir a dose exata para ele observando quando e quanto sobrava.

Siga meus perfis nas redes sociais e inclua este site no seu leitor de feed preferido para não perder novos conteúdos e conteúdos exclusivos das redes sociais. No Vero, por exemplo, compartilho dicas de livros, filmes e músicas com mais frequência que aqui no site. Nas redes sociais também posto fotos e vídeos dos meus filhotes de 4 patas.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Todos os direitos reservados.

Empresas e profissionais interessados em divulgar seus produtos e serviços nos meus canais de comunicação devem ler o kit de mídia para ter informações relevantes e saber como proceder.


Nycka, the Nomad

Comments