🇧🇷 Albânia para empreendedores e investidores

A Albânia é um país que tem oportunidades para empreendedores e investidores e tem interesse em atrair investidores e empresários estrangeiros principalmente nos setores estratégicos informados a seguir:

    • Turismo: As viagens e o turismo são um dos setores mais importantes e de grande importância para a economia albanesa, tanto em termos monetários e de emprego, como também pelas suas previsões positivas de maior crescimento. O setor do turismo em 2020 registou uma contribuição direta de ALL 169,7 bilhões, com uma contribuição total de 10,6% do PIB, posicionando este setor como um dos principais contribuintes para o desenvolvimento econômico. Isso reflete principalmente a atividade econômica gerada por setores como: hotéis e outros meios de hospedagem, agências de viagens e operadores turísticos, companhias aéreas e outros modos de transporte de passageiros. Em 2020, o setor do turismo registou uma contribuição de 17,5% para o emprego total na Albânia, criando cerca de 194.600 novos postos de trabalho.
    • Manufatura: A Albânia tem um setor manufatureiro forte e vibrante, impulsionado por empresas altamente bem-sucedidas na indústria têxtil e de calçados. Com essa grande experiência e mão de obra qualificada, a Albânia oferece um grande potencial para diversificar sua própria economia, passando da indústria têxtil e de calçados para a indústria automotiva.

PRINCIPAIS FATOS SOBRE O SETOR MANUFATUREIRO:

      • Crescimento contínuo das exportações do setor nos últimos anos;
      • As exportações de máquinas, equipamentos e peças de reposição aumentaram 7,2% de 2019 a 2020 e um aumento de 24,4% no biênio;
      • Indústria de Processamento Interno de custo competitivo, impulsionada principalmente pela produção de vestuário e calçados de couro de alta qualidade;
      • Experiência significativa acumulada nos últimos 20 anos;
      • Parcerias com as empresas e retalhistas mais populares de toda a Europa;
      • Os principais mercados são Itália, Alemanha, Grécia, França e Holanda.
    • Energia: A Albânia tem uma posição geográfica altamente favorável, entre as rotas mais curtas que atravessam o Mediterrâneo ocidental para os Balcãs e Ásia Menor, e como resultado um potencial considerável de fontes de energia renováveis, como solar, eólica, hídrica, biomassa e geotérmica. O uso dessas fontes representa uma estratégia de longo prazo para a implementação de três objetivos: apoio ao desenvolvimento econômico global, aumento da segurança do abastecimento energético e proteção ambiental. A Albânia está comprometida com uma meta obrigatória de que 42% da energia no consumo bruto final de energia até 2030 será produzida a partir de fontes renováveis, começando com 31,2% em 2009. Em 2015, de acordo com o balanço energético publicado pelo EUROSTAT, a Albânia conseguiu produzir  34,9% de energia de fontes renováveis, acima da terceira trajetória indicativa de 34,3%. Os principais instrumentos das políticas energéticas albanesas incluem a harmonização do quadro jurídico do setor energético com as diretivas europeias, a proteção do consumidor, a promoção da eficiência energética e o aumento do uso de fontes renováveis. O planejamento energético baseia-se na redução de custos e no incentivo ao investimento privado e público-privado.
    • Agricultura: A agricultura é um dos setores mais dominantes da economia com elevado potencial de desenvolvimento, constituindo a principal fonte de rendimento e emprego do país. A contribuição do setor Agropecuário para o PIB é de 18,39%. Um terço dos funcionários do país está trabalhando no setor agrícola. Os principais objetivos na agricultura são a melhoria dos sistemas de irrigação e drenagem, a melhoria da cadeia de segurança alimentar e o aumento da competitividade dos produtos agrícolas. O governo albanês pretende transformar a marca "Made in Albania" em uma marca certificada e confiável no mercado internacional.
    • TEDA: O governo da Albânia procura desenvolvedores e investidores para criar TEDAs de classe mundial em áreas de terra em Spitalla, Koplik e Kashar. Conforme previsto atualmente, os futuros desenvolvedores receberão direitos exclusivos de desenvolvimento e operador sobre essas propriedades, por meio de um arrendamento de longo prazo. As áreas estão próximas de uma força de trabalho qualificada, instituições educacionais e centros de cidades com populações consideráveis. Desenvolvedores e investidores se beneficiarão da força de trabalho competitiva, educada e multilíngue da Albânia, bem como das recentes reformas que melhoraram o clima de negócios e a competitividade do país. Estes incluem medidas para fortalecer as condições de investimento e melhorar as ligações de negócios e transporte, especialmente na Europa. Essas iniciativas tornam a Albânia um local interessante para trabalhar na região.
    • TIC e BPO: O potencial da Albânia como um dos destinos preferidos para serviços de TIC-BPO veio à tona em 2000 como um mercado desenvolvido e uma potência regional nos Balcãs. A Albânia se transformou em um importante destino para serviços de TIC-BPO com sua cultura urbana, disponibilidade de recursos, infraestrutura e incentivos de investimento atraentes. Tirana é o principal centro de TIC-BPO da Albânia, seguido por Durrës, Shkodër e Vlorë. O setor de TIC-BPO na Albânia tem visto um crescimento constante desde o seu início, aumentando o emprego e atingindo valores da indústria que excedem US$ 130 milhões.

Siga meus perfis nas redes sociais e inclua este site no seu leitor de feed preferido para saber tudo sobre oportunidades para empreendedores e investidores ao redor do mundo, e também outros conteúdos de estilo e estilo de vida para quem tem o mundo como lar.

Interessados em divulgar seus produtos, serviços ou destinos turísticos devem ler o kit de mídia para maiores informações.


Nycka, the Nomad

Comments