O que o Palmeiras tem a ensinar a empreendedores e gestores de todo o mundo?
Antes do Abel Ferreira tornar-se técnico do Palmeiras (time brasileiro de futebol, atual vice-campeão mundial de clubes), comentei muitas vezes nas redes sociais sobre a fragilidade emocional do time quando levava um gol. Eu acompanho o Palmeiras desde os anos 90 e isso realmente aconteceu muitas vezes nesse período de quase trinta anos. Em muitos momentos o Palmeiras ganhava de virada. Mas raramente ganhava de goleada, seja lá contra que time for. Abel, no Palmeiras, corrigiu justamente o ponto mais fraco do time, que é a questão emocional. Eu sempre achei que clubes de futebol profissional deveriam ter psicólogos para ajudar os jogadores e treinadores a segurar a pressão. Por mais que os jogadores de times grandes geralmente ganhem bem o bastante para pagar psicólogos, nem sempre eles têm uma cultura familiar que acolha esse investimento. Por isso, na minha cabeça, os clubes deveriam oferecer isso aos times profissionais. Se oferecem ou não, não sei.
No Brasil, cada cidadão se acha um técnico de futebol e quer dar palpite em tudo e a pressão de jogar num time grande pode ser imensa. Fazer parte da linha de frente de um grande clube não é para qualquer um. Por linha de frente me refiro às pessoas com um trabalho com mais visibilidade na mídia, principalmente os jogadores e treinadores. Uma vez, a funcionária de uma pet shop que frequento comentou que o sonho do filho dela é ser jogador profissional e ela faz de tudo para apoiar porque o garoto é bom, mas a cada seleção para os times locais ele fica ansioso e joga mal. Se na seleção para times que nem são fortes fora do estado ele fica assim, como ficaria se pudesse jogar na seleção brasileira por um dia? Essa força interna é fundamental. Mas não é a única coisa que fez o Palmeiras acumular tantos títulos no curto período que Abel Ferreira está treinando o time.
O que isso tem a ver com empreendedorismo e gestão?
No futebol existem os grandes times, os medianos, os pequenos, os muito pequenos, até aquele time de amigos que não praticam nenhum tipo de esporte, mas se reúnem esporadicamente para jogar bola. Nos negócios também existem empresas de variados portes e perfis.
O empreendedor é a pessoa que reconhece os próprios talentos e identifica oportunidades de contribuir com a sociedade através deles, fazendo algo diferente do que já existe no mercado. O preparo faz parte da vida do empreendedor. E isso tem várias interpretações possíveis e válidas, e outras tantas interpretações equivocadas. Como apenas quem tem talento e o reconhece é capaz de valorizar e reconhecer o talento dos outros, isso também interfere na cultura da empresa, na seleção de pessoal, na atração e retenção de mão de obra qualificada, etc. Abel é jovem, mas reconhece o próprio valor, as próprias qualidades, e busca construir um time de jovens talentos mentalmente fortes como ele.
A força mental, de não apenas não se abater ao sofrer gols, mas também buscar ganhar de goleada sempre que possível, não é a única mudança. Com ela veio um time que está comprometido em criar o melhor resultado possível. Isso, nas empresas, está relacionado ao branding 360°, serviço que sou pioneira mundial em oferecer.
Outro ponto interessante é que o líder (Abel) cria oportunidades para todo o elenco, não tem jogadores com posição garantida. E dá oportunidades aos jovens dos times juvenis da base para fazer parte do time principal. Um desses jogadores que veio dos times juvenis, Gabriel Menino, já foi campeão nas Olimpíadas de Tóquio em 2020 com a seleção brasileira, além de acumular prêmios e campeonatos jogando no Palmeiras. Um outro jogador do Palmeiras, Rony, sempre tenta fazer gols de bicicleta. Ele não quer apenas fazer gols, quer criar um espetáculo bonito de ver. Já virou piada entre torcedores que, a cada jogo, perguntam se ele já tentou fazer um gol de bicicleta naquele dia, mas tem qualidades que o tornaram artilheiro do time na Copa Libertadores da América, o torneio que define o representante das Américas para o mundial de clubes.
As empresas podem e devem dar oportunidades aos jovens, escolhendo aqueles com perfil que possa agregar valor à proposta da empresa e ao mesmo tempo tendo uma cultura empresarial que valorize verdadeiramente a diversidade e a criatividade para buscar sempre resultados extraordinários.
Eu poderia escrever muito mais, mas prefiro convidar os líderes de empresas de todo o mundo interessados em ter uma empresa com identidade, diferenciada, e oferecendo produtos e/ou serviços de alto valor agregado a conhecer meus serviços para empreendedores e minha consultoria em branding 360°, marketing e inovação. Uma inovação que vai além de implementar novas máquinas, robôs e aplicativos.
Este texto, como todos os outros deste site, é protegido por direitos autorais. Sua reprodução ou tradução total ou parcial é proibida.
Eu não costumo falar de futebol na consultoria, a menos que comparações como as que fiz neste texto façam sentido no contexto, portanto os serviços podem ser contratados por torcedores e até patrocinadores de outros times.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.