🇧🇷 Sobre o turismo e o poder social e econômico desta indústria

Sou brasileira, nasci em uma cidade com cerca de trezentos mil habitantes mas que não é um destino turístico. Hoje moro em uma cidade com pouco menos de dois milhões de habitantes no sul do meu país que também não é uma cidade famosa como destino turístico de estrangeiros.

Vejo muitos benefícios em incentivar o turismo. Acho que é uma indústria que pode mudar a realidade de algumas cidades desse mundo. Por que? Tenho quatro razões principais:

  1. Acredito que com o turismo, o comércio local tem que melhorar seus produtos e serviços de forma a agradar as pessoas com um nível de necessidade maior do que o dos cidadãos locais. Ao melhorar, eles podem vender seus produtos e serviços fora, abrir lojas em outras cidades e países diferentes, exportar seus produtos e assim por diante. Sim, o turismo pode ajudar outras indústrias e lojas locais.
  2. O turismo pode atrair dinheiro de pessoas de todo o mundo, para que uma cidade não fique dependente do dinheiro das pessoas que nela nasceram.
  3. Com o turismo, uma cidade pode atrair pessoas de outros lugares que queiram morar ali, abrir uma empresa ou trabalhar por conta própria.
  4. Aprender é, a meu ver, uma missão de vida que todos devemos abraçar. E ter referências diferentes ajuda muito a aprender.  Especialmente se essas referências tiverem um padrão mais alto do que o que temos. Abaixar nosso padrão para algo é violência contra nós mesmos. E manter um padrão por toda a vida não ajuda ninguém a aprender.

Este texto foi originalmente escrito em italiano em 2019 porque, a meu ver, a Itália é o país mais rico do mundo em turismo. Não creio que seja por acaso que algumas das empresas de luxo mais importantes do mundo sejam italianas.

Mas tudo tem um lado positivo e um negativo nessa vida e lugares excelentes precisam saber como lidar com as pessoas de baixo nível profissional que procuram uma espécie de paraíso nesses lugares. Isso acontece principalmente em cidades maiores, mas cidades menores também podem ter pessoas nessa situação. O que fazer para diminuir o número de pessoas que vivem nas ruas? E para diminuir o número de trabalhadores de baixa qualificação?

Sabemos que a inteligência artificial é uma realidade. Muitas coisas que os homens fazem, em 2030 talvez possam ser feitas pelas máquinas.  Como preparar as pessoas para isso?

Hoje em dia para morar na cidade devemos sempre estudar e aprender. Este mundo digital onde a tecnologia se tornou muito importante exige esse estilo de vida. Pessoas com preguiça de estudar e aprender não têm nada para fazer em cidades que incentivem o crescimento econômico.

As empresas que não oferecem nada de especial não têm muito valor para as pessoas que têm essa necessidade de aprender o tempo todo.

Como está seu compromisso com o aprendizado, caro leitor? E quanto tempo você passa viajando ou conversando com pessoas de diferentes países, diferentes culturas para aprender? As escolhas do seu consumidor são consistentes com esse estilo de vida?


Nycka, the Nomad

Comments