🇧🇷 Desafios de mudar de cidade ou país

Muitas pessoas passam a vida na mesma cidade. Às vezes no mesmo bairro. A maioria nunca pensou em analisar seriamente a possibilidade de empreender no exterior. E mesmo entre os que saem de sua cidade natal para estudar, muitos retornam. Enquanto isso eu e você pensamos em nossa próxima mudança, em para onde queremos ir, e refletimos sobre os possíveis desafios de fazer isso. É sobre eles - os desafios de mudar de cidade ou de país - que falamos hoje. Porque muitos medos que temos antes de mudar não se concretizam, mas estar razoavelmente preparado para viver situações desafiadoras não faz mal algum, a menos que te deixe travado, sem coragem de sair de onde está.

O principal desafio é lidar com gente que não faz parte dos seus círculos sociais atuais, gente de culturas diferentes e diferentes trajetórias. Na internet é fácil bloquear qualquer pessoa que discorde de você em algo, mantendo contato só com quem diz o que você quer ouvir, mas na vida real de um nômade cultural, nômade digital ou mesmo do estudante que vai cursar uma faculdade numa cidade diferente é necessário conviver com gente diferente. Eu acho isso ótimo, a gente cresce muito, amplia os horizontes. Mas muita gente não gosta. Você pode antecipar essa situação na internet mesmo, embora as redes sociais mais populares atualmente não sejam tão boas para este fim como algumas de suas antecessoras. Leia meu texto sobre diálogo aqui no blog e comece a praticar.

Tem outro desafio que também pode ser complicado para pessoas de mentalidade fixa, que saem de seu local de origem mas o local de origem não sai delas, que é a gastronomia. E não é só para quem muda de país. Alguns vão procurar manter os hábitos alimentares de antes, outros vão querer provar os sabores de seu novo lar. Você pode trabalhar esse desafio buscando receitas de comidas de outros países e outras regiões na internet e preparando em casa, ou indo a restaurantes diferentes, de culinárias de outros países, que você ainda não tenha visitado.

O clima é outro desafio para alguns. Sair de um lugar muito quente para um muito frio ou vice versa pode ser desafiador. Mas o corpo se adapta, desde que você busque vestir-se de forma apropriada para o clima local.

Medo do novo. Será um desafio? Quem tem medo do novo não desfruta o melhor da vida nômade. Apenas seu corpo sai do lugar de origem, quando sai. A cabeça fica presa lá, nas velhas crenças, nos velhos hábitos, até nos velhos amigos, sem criar abertura para novas amizades.

Para empreendedores, também existem desafios como os padrões de qualidade. Se você pensa no público-alvo de sua empresa com base no perfil de pessoas de sua cidade natal e sua classe social, pode descobrir, por exemplo, que, num outro país aquele padrão é inferior ao de pessoas que ali seriam consideradas daquela classe social, tanto por qualidade de matéria prima como por perfil da mão de obra. Em alguns países pode ser muito difícil achar quem trabalhe buscando a excelência.

O desafio de encontrar fornecedores faz parte da vida de qualquer empreendedor e para aqueles que têm uma visão de mercado ampla e conhecem concorrentes que atuam em mercados exigentes pode ser bem fácil vencê-lo, e também minimizar o desafio do padrão de qualidade optando por estabelecer sua empresa e fabricar seus produtos em lugares onde a qualidade em tudo seja mais natural. Num mundo onde alguns países desrespeitam a dignidade humana para ter mão de obra barata, tentar competir por baixo preço é uma estratégia suicida.

Que outros desafios você teme enfrentar ao escolher mudar de cidade ou de país? Se este texto foi útil ou você acredita que ele possa ser útil para alguém, siga meus perfis nas redes sociais.



Nycka, the Nomad 

Comments