🇧🇷 Como comprar um cachorro no Brasil

Ter um companheiro de 4 patas é sempre bom quando gostamos dessas companhias e estamos dispostos a cuidar deles. Hoje tem dicas de como comprar um cachorro no Brasil. Em outros posts vou compartilhar dicas para compra e adoção de cães e gatos em vários países. As dicas básicas são as mesmas, variando os sites que devem ser consultados e eventualmente normas específicas de cada país.

Se você quer apenas um cachorro bonito, sem necessidade de uma raça específica, ou se não tem experiência com cães, adotar pode ser uma boa opção. Um cão adulto, embora possa ter alguns traumas, muitas vezes já tem um treinamento básico, que facilita bastante a vida de tutores inexperientes.

Evite cães de focinho curto como pug, lhasa apso ou buldogues, pois é difícil viajar com eles, caso você não possa renovar o visto, decida voltar para seu país de origem ou ir morar em outro lugar.

  • Consulte o padrão oficial da raça. Em português você pode visitar o site do CBKC (Kennel Club do Brasil): https://cbkc.org/racas e encontrará o padrão de todas as raças disponíveis no Brasil e algumas indisponíveis (sem canil que crie cães da raça). Se não existe lá, não existe a raça. Não importa o quão fofinho seja aquele “Pomsky”, ele é um SRD (vulgo vira-latas). É cilada! Só compre cães dentro dos padrões da raça e conforme as demais dicas para compra deste post. Se os padrões não forem importantes para você e você só quiser um cachorro bonito, adote.
  • No Brasil, o CBKC tem um ranking de criadores, onde podemos consultar os melhores criadores da raça de nosso interesse. https://cbkc.org/rankings. Ao observar a lista dos 5 melhores criadores de cada raça você verá que algumas raças nem chegam a 5 criadores, e outras têm criadores com uma pontuação muito baixa. Fique de olho! 
  • O site do CBKC não tem dicas para quem quer adquirir um cão como o Kennel Club finlandês (texto de ontem). Mas vale considerar como obrigações do criador entregar um filhote saudável, dentro dos padrões da raça, vacinado, microchipado, com contrato de venda que inclua garantias ao comprador, pra dizer o mínimo.
  • Converse com o criador, faça perguntas. Se ele entregar filhotes sem todas as vacinas e microchip, fuja! Um criador sério também vai querer informações sobre você, sua experiência com cães, com aquela raça, etc e vai te dar informações que possam até mesmo te fazer desistir da compra, como mencionar aspectos negativos do comportamento da raça. Já conversei com criadores brasileiros e estrangeiros e os mais confiáveis procuram os melhores tutores para seus filhotes.
  • Leia as outras dicas sobre cães neste blog e siga o blog e meus perfis nas redes sociais para saber em primeira mão as próximas dicas publicadas.
  • Cuide bem do seu novo companheiro! Um cão é uma responsabilidade para muitos anos e não um objeto descartável.


Nycka, the Nomad


Comments