Os modelos de negócio estão mudando e as empresas estão se tornando globais. Algumas cidades, principalmente as pequenas, oferecem vantagens àquelas pessoas interessadas em abrir empresas ali, gerar empregos e contribuir com o crescimento econômico local. Outras não oferecem nada de mais, mas se têm mão de obra qualificada o suficiente para o tipo de empresa que você quer iniciar podem ser interessantes por terem menor custo de vida e maior segurança que grandes metrópoles, por exemplo.
Iniciar um negócio é uma oportunidade de mudar de cidade ou até de país e viver em uma parte do mundo que ofereça o que você considera qualidade de vida.
Um dos motivos de eu encorajar pessoas a empreender em cidades menores é que, ao menos no Brasil, é incomum que os governantes locais tomem atitudes para gerar empregos ali, e muita gente, geralmente sem qualificação, migra para os grandes centros aumentando os índices de violência nestes locais, porque a concorrência por vagas de baixa qualificação é muito maior que em cidades menores. Por sinal, investir em instituições de ensino que visem qualificar a população local pode ser um bom negócio em muitas cidades brasileiras.
Em outros países, muitas vezes o cenário pode ser perfeito para inovar ou para trabalhar como profissional autônomo em atividades criativas que possam se conectar ao mundo (através da exportação, por exemplo).
Como falei em outro texto, como nem sempre governos fazem o melhor para a população, a iniciativa privada pode fazer a diferença, investindo para criar oportunidades, qualificar pessoas, e, ao fazer isso, aumentar a empregabilidade de gente que nem sabe o que isso significa, aumentar a segurança nas grandes cidades e a qualidade de vida para todos. Fugindo de modismos vazios uma empresa pode criar uma marca forte por agregar valor real ao que produz.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.