🇧🇷 Dicas para iniciantes na cozinha

Bom dia! Não é meu foco falar de cozinha, por dois motivos. Um é que às vezes eu penso que meu público não cozinha. Talvez eu esteja enganada, pois quem sai de casa para estudar é, em certo sentido, um nômade. Principalmente se não quiser voltar para a cidade de origem. E muitos estudantes cozinham em casa. Me conte nos comentários se você cozinha, se tem empregada ou cozinheira em casa ou se sempre come comida de restaurante. O outro motivo eu conto antes do fim do texto. Mas hoje resolvi compartilhar minha resposta a uma questão sobre que dicas eu daria a quem não tem experiência na cozinha. Confie em mim. Elas funcionam!

  • Fazer macarrão normal (comprando só a massa pronta, seca ou fresca) é quase tão fácil como fazer macarrão instantâneo e é muito mais gostoso e nutritivo. Além de no fim das contas ser mais barato, dependendo dos molhos que você fizer. Leitores italianos vão surtar ao ler isso. Eu ainda não sei fazer massa (salvo nhoque e pizza). Podem me ensinar nos comentários!!! 
  • Fazer lasanha, rondelli ou canelone é quase tão fácil e possivelmente mais rápido que comprar eles congelados (eu faço na frigideira com massa fresca e fica pronto rapidinho. No microondas pra fazer as congelados leva muito mais tempo). Aceito dicas dos leitores italianos sobre como preparar essas massas em casa também.
  • Se seguir receitas de família direitinho, as chances de a comida ficar boa são grandes. Então, adote o caderno de receitas da sua avó. Receitas de sites têm sempre o risco de o gosto do autor ser muito diferente do seu. Por falar em receita, compartilhei há muito tempo uma receita super simples de ambrosia aqui no blog. Se você testou ou se testar, comente o que achou. Foi uma das primeiras receitas que preparei na vida.
  • Comece fazendo receitas simples, sem muitas etapas no preparo.
  • Fazendo receitas, com o tempo você cria coragem e vai dando seu toque pessoal nelas e criando coisas diferentes (se for uma pessoa criativa).
  • Nunca abra o forno mil vezes quando estiver assando bolo. Não abra de jeito nenhum antes de a massa parecer que está pronta (muito dourada por cima). Talvez você erre algumas vezes fazendo isso, mas as chances de errar por não seguir essas dicas são piores porque bolo solado costuma ser ruim. Nada que uma cobertura não ajude a disfarçar um pouco o estrago, mas melhor evitar, né?
  • Fazer seu tempero, com sal, alho, cebola e outros ingredientes é desafiador, mas quando você acerta o ponto fica muito bom. (Não vou dizer pra começar assim. Já usei muito tempero pronto, mas se tiver coragem pra começar, arrisque-se, vale a pena).
  • Fazer doces é uma beleza pra achar a tal coragem. Comecei por eles e a única vez que lembro de errar a mão num doce foi porque pesei a mão na pimenta ao fazer um chocolate quente. 🤣🤣 #todoschora

Eu detesto cozinhar por obrigação. Esse é meu segundo motivo de falar pouco de cozinha aqui. Aceito lindamente patrocínios de marcas que tornem a experiência na cozinha muito mais prática, pra ver se eu perco a birra. E de bons restaurantes pelo primeiro motivo, que mencionei lá no início do texto. Quando resolvo fazer algo bem feito em qualquer campo eu dificilmente falho. Essas dicas são resultado desses momentos de inspiração. Como sempre trabalhei com criatividade, a cozinha às vezes é uma extensão disso. E aprendi algumas coisinhas sobre ela ao longo da vida.

Talvez você não administre uma empresa relacionada aos temas que falo (leia o kit de mídia), mas pode me pagar um café no Ko-Fi (https://ko-fi.com/nycka) se gostou das dicas ou se simplesmente quer mostrar seu apoio.


Nycka, the Nomad 


Comments