Vamos falar de turismo, mas hoje quero falar com os governantes, empresários e gestores, principalmente do Brasil, mas também de outros lugares. E não é só com gestores de agências de viagem, hotéis e restaurantes. É com todo tipo de empresário e gestor, de preferência os que têm a mente aberta para fazer algo diferente do que todo mundo faz. Porque a maioria das empresas B2C com alto nível de qualidade e originalidade pode ser beneficiada pela proposta deste blog.
Este blog começou com o propósito de encorajar as pessoas a mudarem de cidade, a buscar novas experiências e novas visões de mundo. Por meses busquei patrocínios de empresas e secretarias de turismo, recebendo apenas descaso como resposta na maioria dos casos. E alguns “agora não, mas no futuro talvez”. Com a pandemia, e sem patrocínios, tive de voltar a oferecer serviços de consultoria e eu não quero ficar limitada a isso. Eu quero que este blog trate do que ele nasceu para tratar, e que eu possa dedicar-me 100% a ele.
O turismo tem uma coisa importante em comum com a moda, que é a área onde atuei por mais tempo. Existem destinos turísticos “clássicos”, que são muito procurados em qualquer época, como aquela calça jeans de corte perfeito, que podemos usar em quase todas as ocasiões de lazer. Existem também os trajes formais, apropriados para líderes no ambiente profissional, entre outras ocasiões. Como os destinos de turismo de negócios. E outros que são as tendências do momento. E essas tendências são criadas através de estratégias bem pensadas. Se você está lendo este texto, achou a pessoa certa para criar tendências de viagem, migração e consumo. Porque é o que eu quero fazer.
Desde ontem me cadastrei no Ko-Fi e editei parte dos textos anteriores convidando os leitores a me pagarem um café por lá, como um dos recursos para eu poder dedicar mais tempo ao blog.
O tipo de conteúdo que eu tinha em mente quando criei este blog alia minhas habilidades em criar conteúdo com o interesse e apoio financeiro de empresas de cidades de diferentes portes e países, de modo que eu possa, com apoio dessas empresas, visitar as cidades e criar conteúdo que estimule as pessoas a conhecê-las. As empresas apoiadoras não precisam ser ligadas ao turismo. Podem ser, por exemplo, empresas que tenham interesse em atrair colaboradores com uma visão diferente, gente que vive em outros lugares e está disposta a se mudar para trabalhar, gente que possa trazer novos ares à empresa. Ou aquelas que queiram valorizar as qualidades da cidade onde estão sediadas. Ou ainda empresas que simplesmente queiram promover seus produtos e serviços para gente de todo o mundo. Mesmo que sua produção seja limitada. Desde que tenha um bom padrão de qualidade, porque eu sou razoavelmente fresca. Basta ler a frase no topo do blog.
Uma grande barreira que percebo no Brasil é que muita gente nasce, cresce e morre morando na mesma cidade, ou no muito sai pra fazer faculdade ou um intercâmbio e volta. Sai de onde nasceu já com intenção de voltar. E isso gera uma visão de mundo muito estreita. Não se ofenda. Me refiro a, por exemplo, ao pensar em turismo associar a imagens fantásticas de cartão postal de lugares muito diferentes daquele onde elas vivem. E a visão que tenho, tendo morado em 4 cidades diferentes, de 3 estados, e conhecido inúmeras outras, é a de que qualquer lugar pode ser muito atrativo para o turismo e para gente como eu que está aberta a conhecer culturas diferentes, se houver um pouco de interesse dos empresários locais. O interesse nem precisa começar no prefeito ou no secretário de turismo. Muitas cidades são tão descrentes em seu potencial que sequer têm uma secretaria de turismo. Ou têm a função acumulada com outros temas. Se a iniciativa parte dos empresários e gestores, a realidade também muda. Então em vez de esperar, veja esta oportunidade que se apresenta agora em sua vida e tome uma atitude.
No caso dos candidatos a prefeito e vereador, a oportunidade também é para vocês, para que incluam o turismo e a atração de empreendedores nos seus planos de governo e podem promover suas candidaturas através de patrocínios a este blog, mostrando real interesse pelo tema.
O convite também é válido para fazendeiros que estejam abertos à possibilidade de trabalhar com turismo rural e ecológico em vez de apenas vender carne e leite. Meu pai era fazendeiro e sei que muitos fazem isso a vida toda, e nunca imaginaram fazer algo diferente. Então eu imagino por vocês. E posso oferecer consultoria para reformular seu modelo de negócio, se quiser, pois sei que o valor de commodities como leite no mercado é baixo e existem N formas de incrementar os lucros de uma fazenda.
Eu estou escrevendo isso para que em vez de depender apenas de eu ir atrás de empresas e governantes, vocês também possam entender o propósito principal deste blog e fazer contato comigo para trabalharmos juntos.
Este blog sozinho teve um crescimento de 209,21% na audiência em agosto, comparado ao mês de julho. Tenho leitores de todo o mundo. Prova disso é que os textos mais lidos são, na maioria, textos em inglês. Então, é bom ter no mínimo interesse de preparar sua empresa ou sua cidade para esse turismo global. A lista dos textos mais lidos está visível na barra lateral do blog.
É mais simples eu tornar a informação pública para atrair gente com uma mentalidade aberta às possibilidades que ofereço através dos meus canais de mídia do que ficar indo atrás e escrevendo textos específicos que muitas vezes são tratados com descaso por gente de visão realmente estreita, como já foram. Não vou dizer como pretendo criar os conteúdos patrocinados, pois cada lugar é único e quero ressaltar as belezas e qualidades das cidades onde eu tiver patrocinadores, desde que eu encontre tais qualidades ali (o que é bem fácil, na maioria dos casos). E também quero promover produtos, serviços e experiências relacionadas a esse estilo de vida. Nem se eu prospectar diretamente alguma empresa para um projeto específico que eu tenha em mente eu abro a informação exata do que tenho em mente, por proteção ao meu trabalho. Meu foco é em gerar conteúdo original e de qualidade para um nicho específico de gente aberta a novas experiências na vida e ser reconhecida por isso. Empresários e gestores interessados, agora que o mundo está normalizando suas atividades novamente, vamos trabalhar juntos. E quem é apenas leitor, alguém sem poder de decisão Em empresas e governos, pode falar com os gestores de empresas de sua cidade sobre meu trabalho, e também me pagar um café no Ko-Fi (vide botão na barra lateral), para contribuir para que eu possa me dedicar integralmente a esta atividade.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.