É um imenso clichê dizer que empatia é fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem conosco. O outro é o outro. As necessidades e expectativas dele são diferentes. E apenas conhecendo bem o outro somos capazes de exercitar a real empatia. Sem isso, devemos usar de alguma sabedoria nas relações humanas, com consciência da nossa humanidade e da do outro.
Me fizeram uma pergunta sobre a importância do controle emocional no ambiente de trabalho e lembrei de um caso que vivenciei na faculdade, que ilustra bem essa questão de que empatia não deve ser fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem conosco.
Estava fazendo o TCC no curso de publicidade com uma equipe diferente da minha habitual que me acompanhou durante todo o curso, porque dois deles ficaram devendo algumas matérias optativas. E no grupo tinha uma garota em estado avançado de gravidez. Eu tenho facilidade com amizades masculinas, porque normalmente posso ser bem direta e ninguém fica ofendidinho com qualquer coisa. E não fazia ideia de como lidar com uma pessoa grávida. Fazendo o que eu gostaria que fizessem comigo na mesma situação, sugeri poupá-la das atividades que demandassem mais esforço físico. E ela deu um pití dizendo que eu a tratava como inválida. 🤦🏻♀️ Vale um comentário extra: desde muito nova eu tenho a noção que o trabalho intelectual vale mais que o trabalho físico, e a equipe tinha oito pessoas. Se eu acho que ela poderia ficar no trabalho mais intelectual isso deveria ser motivo de orgulho e não de pití. Ok, não faço ideia de como os hormônios podem fazer uma grávida surtar.
O ponto é: tínhamos pontos de vista e expectativas diferentes em relação ao trabalho. Na verdade as diferenças eram muitas porque tínhamos sistemas de trabalho muito diferentes. Isso acabou me direcionando a trabalhar sempre com o que acredito, com o que faz meu coração vibrar, pois sei que é complicado pra mim trabalhar quando não existe sinergia com minha equipe de trabalho, quando não acredito na marca e quando o modo de trabalhar é muito diferente do que considero ideal para aquele objetivo. Essa sabedoria e maturidade para selecionar trabalhos e amizades na vida adulta, respeitando sua individualidade, suas necessidades e expectativas, é importante. E o que entendo como a verdadeira empatia, que envolve entender ou perceber as expectativas e necessidades do outro, só é possível com conexão real, amizade, proximidade.
Se gosta dos meus textos, ou se gostou deste, me pague um café: https://ko-fi.com/nycka
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.