🇧🇷 Segurança e outros problemas de viagem

Algumas pessoas me perguntam sobre segurança em viagens e em hotéis. Eu viajo criando meus próprios roteiros há uns dezoito anos, indo desde a grandes metrópoles a cidades tão pequenas que nem rodoviária tinham. E nunca tive grandes problemas de segurança, seja nas ruas, seja nos hotéis. Claro que é bom tomar alguns cuidados, mas viagem é um momento de relaxar, mesmo quando é a trabalho. Viajar tenso e apavorado não é muito útil para desfrutar as belezas e qualidades de cada destino.

Eu já contei aqui como criar seu próprio roteiro. É bem tranquilo. Com a internet dá para pesquisar hotéis e tudo mais, ver a localização e, pras cidades maiores, dá até pra espiar a vizinhança pelo Google Street View.

Eu já me perdi em passeios. Já fiquei hospedada em um hotel (muito bom) do lado de uma favela por ter tido de reservar muito em cima da hora. Já tive de ligar pro hotel me mandar um táxi porque não tinha nenhum onde eu estava (tinha ido ao show da banda de um amigo). Enfim, passei algumas saias justas, mas nunca tive grandes problemas de segurança viajando.

Meus maiores problemas que lembro foram falhas da gestão dos hotéis.

Uma vez eu viajei uma semana pra um hotel onde o café da manhã era opcional e como eu ia acordar tarde a maioria dos dias pedi a reserva sem café, tomei café só no sábado e domingo, e me cobraram a semana toda de café. Absurdo!

Numa outra vez, tinha feito a reserva com antecedência e o hotel me liga cancelando por terem tido um problema hidráulico quando eu estava no aeroporto de Curitiba esperando o vôo para meu destino. Foi quando fiz a reserva de emergência no hotel perto da favela que, por dentro, era muito melhor que o outro. Tinha uma banheira de hidromassagem ótima pra esquecer o mundo lá fora quando eu chegava do evento que eu estava acompanhando.

Uma vez, com aviso de “não perturbe” na porta, alguém tentou entrar no meu quarto. Sorte que tinha uma trava interna na porta, que ela só abriu uns 10cm e a pessoa foi embora.

E uma vez estava num hotel com estrutura de flat, resolvi usar o microondas pra fazer uma lasanha, e a chave do apartamento caiu. Fiquei no escuro. Mas liguei na recepção e mandaram o eletricista lá rapidinho e consegui jantar.

Com experiências assim eu aprendi os hotéis com os quais não posso contar. E geralmente as falhas são em hotéis de grandes redes hoteleiras, que, pelo que pude observar, não se preocupam em manter um padrão de qualidade entre suas unidades. Sinceramente espero que com essa situação do coronavírus os hotéis repensem suas estratégias e busquem criar experiências melhores para seus hóspedes, além de criar um padrão de qualidade em hotéis de uma mesma bandeira numa rede hoteleira. As falhas que mencionei e outras pequenas falhas que observei ao longo da vida são todas muito fáceis de serem corrigidas e o fato de terem ocorrido mostra falta de interesse no bem estar do cliente.

Por sorte existem hotéis que se preocupam em atender bem e em melhorar, e espero que estes sobrevivam a esta crise e prosperem.

Fico à disposição, como consultora, para orientar hotéis, restaurantes e tantas outras empresas que queiram oferecer uma experiência extraordinária aos seus clientes e repensar suas estratégias, sua comunicação  e sua forma de gestão da marca.



Nycka, the nomad


Comments