🇧🇷 Como ir para o Canadá com gatos

Se a Austrália é chatinha para aceitar gatos de muitos países, o Canadá é bem tranquilo.

Gatos domésticos chegando ao Canadá não precisam ficar em quarentena nem precisam de certificado de saúde ou permissão de importação, mas precisa de um certificado de vacinação contra raiva se o animal tem mais de 3 meses e vem de um país que não seja reconhecido como livre da doença. O certificado deve estar em inglês ou francês, ser emitido e assinado por um veterinário certificado, informar que o animal foi vacinado contra a raiva e quando foi vacinado, indicar o nome e o número da vacina licenciada e especificar a duração da imunidade (sem esta última informação será considerado o prazo de um ano a partir da última vacinação).

É cobrado um valor de $30 + taxas para o primeiro animal e $5 mais taxas para os demais terem sua documentação inspecionada pelo CBSA (Canada Border Services Agency) na chegada ao país. Caso seja verificado que o animal não atende às regras de vacinação, será exigido que o proprietário vacine o animal num período de até duas semanas a partir da chegada, e para isso é cobrado $55 mais taxas para vacinar o primeiro animal e $30 mais taxas para os demais. Estas taxas devem ser todas pagas no momento da inspeção.

O país não exige um tempo entre a data de vacinação e a data que o animal chega ao país, nem requer que o animal tenha microchip.

Gatos com idade inferior a 3 meses são isentos dos critérios de importação.

A importação de ração para uso “pessoal” (do seu gato, em oposição ao uso comercial, que é pra vender) é proibida. Ou seja, quando for para lá, você deve pesquisar onde tem uma pet shop próxima e, idealmente, onde vende a ração que seu gato está acostumado.

Para cães as regras existem algumas regras extras, por isso falarei delas em outro texto.

Gateiros viajantes, incluam o Canadá no roteiro pra levar seus felinos pós quarentena!



Nycka, the nomad

Comments