🇧🇷 Como preparar-se para mudar de cidade ou país

Nem todo mundo ousa sair da cidade onde nasceu. Alguns, quando saem, saem despreparados para o que os espera, como aquelas pessoas simples de regiões pobres que acham que morar em São Paulo é o paraíso, e chegando lá podem engrossar filas imensas de desempregados sem qualificação. Outros tantos saem preparados profissionalmente ou vão para estudar (como eu), mas percebo que, entre estas, às vezes bate uma insegurança quanto a amizades e ao futuro.

Mudar requer um certo preparo, não apenas financeiro.

Alguns pontos valiosos que aprendi a observar, além do capital inicial, quando estou me preparando para mudar de cidade ou de país são:

  • Avaliar o custo de vida aproximado para manter meu estilo de vida.
  • Avaliar os bairros para viver numa vizinhança com um perfil parecido com o meu.
  • Avaliar o clima e os requisitos para ter um ambiente confortável em casa.
  • Regras de imigração, ao mudar para outro país.
  • Interesse pessoal e/ou profissional no destino escolhido.
  • Fatores geográficos (abandonei a ideia de morar na Itália por causa deles, principalmente os terremotos frequentes).
  • Avaliar o clima para ter uma vida confortável fora de casa (também deixei a Itália de lado por essa bipolaridade. Muito calor no verão e muito frio no inverno. Tem quem goste, mas pra mim não serve).
  • Ritmo de vida. Eu sou bem cosmopolita, já hesitei ao receber uma proposta de trabalho de viver numa cidade de quinze mil habitantes porque nasci numa de trezentos mil e já achava pequena para meus interesses. Naquele momento eu precisava de trabalho, mas acabei recusando e criando outra oportunidade. Se gostamos do ritmo das grandes cidades e todas as opções culturais presentes nelas, dificilmente nos sentiremos bem numa cidade pequena. Quem está habituado a cidades pequenas e gosta delas não vai aproveitar dez por cento das cidades grandes, e possivelmente as diferenças serão incômodas. 

Fluência no idioma local ajuda e capacidade de adaptação a culturas diferentes também (me ajudou muito em todas as mudanças). Apego a realidades anteriores é ruim para quem quer mudar. Um novo destino tem, normalmente, uma cultura diferente, e sem adaptar-se a isso fica complicado viver e sentir-se feliz.

Quando estamos empenhados em nosso processo de crescimento pessoal e satisfeitos com os recursos que temos para chegar onde desejamos, é mais fácil adaptar-se a uma cultura diferente sem abrir mão de coisas importantes como nosso padrão de vida. Estamos aqui para melhorar, afinal. E mudar de cidade ou de país trás grandes oportunidades de crescimento quando vemos esta oportunidade desta forma.




Nycka, the nomad.

Comments