Nem todo mundo ousa sair da cidade onde nasceu. Alguns, quando saem, saem despreparados para o que os espera, como aquelas pessoas simples de regiões pobres que acham que morar em São Paulo é o paraÃso, e chegando lá podem engrossar filas imensas de desempregados sem qualificação. Outros tantos saem preparados profissionalmente ou vão para estudar (como eu), mas percebo que, entre estas, à s vezes bate uma insegurança quanto a amizades e ao futuro.
Mudar requer um certo preparo, não apenas financeiro.
Alguns pontos valiosos que aprendi a observar, além do capital inicial, quando estou me preparando para mudar de cidade ou de paÃs são:
- Avaliar o custo de vida aproximado para manter meu estilo de vida.
- Avaliar os bairros para viver numa vizinhança com um perfil parecido com o meu.
- Avaliar o clima e os requisitos para ter um ambiente confortável em casa.
- Regras de imigração, ao mudar para outro paÃs.
- Interesse pessoal e/ou profissional no destino escolhido.
- Fatores geográficos (abandonei a ideia de morar na Itália por causa deles, principalmente os terremotos frequentes).
- Avaliar o clima para ter uma vida confortável fora de casa (também deixei a Itália de lado por essa bipolaridade. Muito calor no verão e muito frio no inverno. Tem quem goste, mas pra mim não serve).
- Ritmo de vida. Eu sou bem cosmopolita, já hesitei ao receber uma proposta de trabalho de viver numa cidade de quinze mil habitantes porque nasci numa de trezentos mil e já achava pequena para meus interesses. Naquele momento eu precisava de trabalho, mas acabei recusando e criando outra oportunidade. Se gostamos do ritmo das grandes cidades e todas as opções culturais presentes nelas, dificilmente nos sentiremos bem numa cidade pequena. Quem está habituado a cidades pequenas e gosta delas não vai aproveitar dez por cento das cidades grandes, e possivelmente as diferenças serão incômodas.
Fluência no idioma local ajuda e capacidade de adaptação a culturas diferentes também (me ajudou muito em todas as mudanças). Apego a realidades anteriores é ruim para quem quer mudar. Um novo destino tem, normalmente, uma cultura diferente, e sem adaptar-se a isso fica complicado viver e sentir-se feliz.
Quando estamos empenhados em nosso processo de crescimento pessoal e satisfeitos com os recursos que temos para chegar onde desejamos, é mais fácil adaptar-se a uma cultura diferente sem abrir mão de coisas importantes como nosso padrão de vida. Estamos aqui para melhorar, afinal. E mudar de cidade ou de paÃs trás grandes oportunidades de crescimento quando vemos esta oportunidade desta forma.
Nycka, the nomad.
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.