Já ouvi várias vezes a expressão “já pode casar”, em geral usada como “elogio” a alguém que preparou uma boa comida, um docinho delicioso, enfim, uma pessoa que acertou a mão na cozinha. Geralmente uma mulher, mas vou ignorar o sentido machista desta vez, porque a expressão é tão tosca que nem precisa desse argumento.
Legalmente, para casar a pessoa só precisa ter idade e com quem casar. Deve ter de pagar alguma taxa também. Mas as habilidades culinárias nada têm a ver com isso. E se for pensar em habilidades, as culinárias também não deveriam ter tal peso, visto que muito mais importante que isso é ter maturidade emocional para um relacionamento e para construir uma família. Maturidade esta que infelizmente muita gente casa sem ter.
Maturidade emocional é uma qualidade difícil de ser cultivada, mas que vale a pena. Tira de jogo muito do senso comum que crescemos acreditando como se fossem verdades absolutas. Nos liberta das prisões que nossa família, aquelas pessoas que se casaram e botaram filhos no mundo sem maturidade emocional pra isso, nos meteu. E pode libertar pais e filhos de conflitos de gerações, quando os pais têm filhos apenas após ter desenvolvido esta qualidade.
Então, daqui por diante, quando perceber atitudes que revelam maturidade emocional de outra pessoa, fique à vontade para dizer “já pode casar”. E não diga essa frase quando a pessoa souber cozinhar, porque ela pode trabalhar num restaurante, numa confeitaria, mas a habilidade de cozinhar não prepara ninguém pra casar.
Nycka, the nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.