🇧🇷 Como criar seu roteiro de viagem

Viajo sozinha faz tempo. Gosto da liberdade de criar meu roteiro, escolher onde e quando ir. Escolher também com quem ir, pois com a internet conheço gente de todo o mundo e cada destino trás maravilhosas oportunidades de encontrar estes amigos e conhecidos. Mas sei que muita gente opta por agências de viagens ou excursões. Então vou compartilhar algumas dicas para criar seu próprio roteiro, afinal, se você sabe onde quer ir, deve ter alguma base sobre o que te interessa naquele destino. Os passos partem do princípio de que você sabe para que cidade deseja ir. Valem também para roteiros que incluam múltiplos destinos. Neste caso, siga todos os passos para cada cidade separadamente, depois defina a melhor ordem para ir de um destino ao outro. Para facilitar, vou considerar que você já tem as datas da viagem definidas, mas pode defini-las depois, sem problemas.
  1. Para começar, toda cidade tem algum lugar imperdível, aquele ponto que é obrigatório para turistas. Cidades pequenas e que não sejam destinos turísticos conhecidos também têm lugares assim, mas se vai para uma cidade com este perfil e não conhece nada a respeito, Google e mídias sociais podem ser muito úteis para descobrir algo. Então, pense em um ou mais lugares que deseja ir em seu destino. Não é para criar o roteiro todo. É só para ter uma base de que região da cidade é mais próxima da maior parte destes pontos e selecionar hotéis ou outra forma de hospedagem que facilitem seu deslocamento.
  2. Liste, então, os hotéis que atendam seus padrões. Concentre-se nas opções próximas dos destinos que listou anteriormente.
  3. O hotel tem restaurante? Você pode fazer suas refeições ali. Ou pode incluir restaurantes, cafés e outros estabelecimentos locais no roteiro. Liste as opções que te interessam.
  4. Inclua também as atividades culturais e de lazer de seu interesse.
  5. Reserve tempo para imprevistos e prepare-se para improvisar um pouco, para ter alguma flexibilidade no roteiro. 
  6. Se a viagem é a trabalho, prepare-se para o lazer. Não vai perder uma chance de ir a um coquetel, uma festa ou outro evento por falta de traje apropriado, não é? Mas não precisa levar a casa na mala, por favor!
  7. Agora, com base na duração da viagem, use um app de calendário e vá montando seu roteiro, encaixando as atividades previamente listadas. Calcule o tempo de deslocamento de um lugar a outro com previsão de atrasos. Sugiro criar roteiros em que vá a vários lugares próximos na sequência, em vez de ficar indo e voltando. Economiza tempo. 
  8. Reserve o hotel que preferir, conforme seus padrões. Se quer ficar no melhor hotel da cidade e ele for longe das atividades planejadas, veja se o tempo disponível cabe os deslocamentos e as atividades planejadas.
  9. É possível que tenha várias atividades que você não terá tempo para incluir no roteiro, que não encaixam. Se isso acontecer, priorize o que acreditar ser mais importante. Uma peça de teatro que estará na cidade apenas por um período pode ser mais interessante que ver o acervo fixo de um museu, que poderá ser apreciado em outra ocasião. Claro que se você tem liberdade para fazer a viagem durar o tempo necessário para fazer tudo que gostaria é melhor. Mas nem todos têm essa liberdade.
  10. Com o roteiro detalhado, defina como vai viajar (carro, ônibus, avião, etc) e reserve as passagens.
  11. Agora é só fazer as malas. Recomendo levar poucos itens coordenáveis entre si. Verifique como estará o clima no seu destino no período. 


Nycka, the nomad

Comments