🇧🇷 O que impede um hotel de ser pet friendly?

Nos últimos anos temos observado uma mudança no mercado pet, e cães e gatos sendo comprados e adotados para serem criados próximos aos tutores, cheios de mimos, como membros da família. Algumas empresas já estão percebendo que aceitar cães e gatos em seus espaços é uma oportunidade. Muitos negócios ainda não entendem o que é ser realmente “pet friendly”, notadamente no setor hoteleiro. Ser “pet friendly” significa compreender as necessidades dos animais e de seus tutores, e ser capaz de atendê-las, sem se limitar por mitos referentes aos animais. A equipe do hotel ou da rede, do staff de atendimento e de limpeza à equipe administrativa de RH, marketing, compras, etc, devem estar habituados a lidar com cães e gatos. Com isso, desculpas como “falta de espaço” caem por terra. Cães de médio porte podem ficar em pequenos espaços quando podem se exercitar o suficiente fora do quarto durante o dia. Parcerias com dog walkers e pet sitters, ou ter tais profissionais em seu time ajudam a contornar a dificuldade.
Para limpar as necessidades dos cães, vinagre branco resolve. O cheiro do vinagre fica no ar um tempo, mas passa. Também existem produtos específicos para isso no mercado pet, que não deixam cheiro, ideais para hotéis de alto nível. Para gatos, arranhador é necessário. Caixas de papelão substituem o arranhador, mas não os encantam tanto e geram algum risco do uso dos móveis para afiarem as unhas. É obrigação do hotel fornecer recursos para que o animal não cause danos ao seu patrimônio ao mesmo tempo que torna a experiência do hóspede excelente, não interessa sua classificação ou faixa de preço. Se decide atender a um nicho (amplo e próspero) de mercado, tem obrigação de fazer bem feito, mas não é nada impossível para qualquer hotel com uma equipe bem selecionada e bem treinada.
O que falta ao mercado hoteleiro brasileiro no atual momento é o comprometimento com a excelência no que se propõe a fazer. Quem viaja com animais quer facilidades e tranquilidade, quer que o animal possa ficar no quarto se a pessoa vai a algum compromisso que ele não pode ir. Infelizmente nem todos os lugares aceitam cães e gatos, e não é possível levar animais em muitos compromissos profissionais. Dificultar a vida dos viajantes nestas situações só fecha oportunidades ao hotel e demonstra que seu interesse em se dizer pet friendly passa longe de ser legítimo e realmente amistoso aos pets, e infelizmente visa apenas o interesse financeiro. Tenho consciência que nem todos são assim e o blog está aberto a conhecer aqueles hotéis que estão preparados e são realmente pet friendly.


Nycka, the nomad.

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