🇧🇷 Identidade e valor

É curioso observar como é importante para lugares, assim como pessoas e empresas, ter uma identidade clara e valorizar o que os torna únicos. A diferença entre aqueles que desenvolvem esta identidade e os demais é gigantesca. É a diferença que faz com que as pessoas queiram visitar um determinado destino ou morar em uma determinada cidade em vez de outra tão bela quanto, mas que não investe nesta construção de marca. É a diferença que faz as pessoas escolherem uma determinada marca de bicicleta, automóvel, ração pra cachorro, chocolate ou maquiagem. A diferença entre profissionais que fazem o que amam e aqueles que aceitam qualquer trabalho.
A identidade tem várias facetas e no que se refere a destinos para morar ou para passear, a identidade cultural tem um valor inestimável.
É fácil uma cidade litorânea destacar suas belezas naturais. Tão fácil quanto milhares de outras belas cidades litorâneas ao redor do mundo fazerem o mesmo. Tão fácil quanto esculpir o corpo na academia ou com cirurgias estéticas para enquadrar-se num padrão de beleza. Fácil e superficial. Porque belezas naturais são encontráveis em qualquer lugar. E estão mais nos olhos do observador que no lugar em si. Como a beleza de pessoas: sempre há quem considere belas pessoas fora dos padrões em voga. Desde que elas percebam a própria beleza, perceberão também seus admiradores. Além disso, é esta beleza autêntica que realmente tem valor, porque o que é original sempre vale mais que imitações.
A identidade cultural para as empresas é a própria cultura da empresa, as razões pelas quais foi criada e sua contribuição para a sociedade.
Para as pessoas, a identidade cultural é sua história e o que tem aprendido ao longo da jornada, como lida com os próprios objetivos, com as frustrações, sucessos, fracassos, como age com os amigos e pessoas queridas, o quão aberta é sua cabeça para questionar a si e aos outros. A identidade das pessoas é mais claramente visível nos profissionais criativos auto-confiantes. Um estilista com este perfil, por exemplo, criará coleções que tenham um jeito muito seu, independentemente de para qual marca ele está criando.
A identidade evolui junto com a pessoa. Em qualquer ambiente, social ou profissional, a pessoa, criativa ou não, que tem uma identidade cultural única e marcante se destaca, é interessante, e isso causa um outro tipo de beleza. Aquela que cativa e mantém os outros por perto por estar além da aparência física.
Para as cidades, a identidade cultural é o que as torna realmente únicas. Algumas sabem explorar isso de forma a revelar-se interessantes sem depender somente da beleza natural em seu território.
Claro que pessoas belas e cidades belas, bem como produtos esteticamente belos atraem. Mas beleza estética é fácil de imitar e está sujeita a modismos. E aí o que só é belo perde valor.
As marcas, cidades e pessoas com identidade cultural atraem outro perfil. Atraem quem valoriza beleza e conteúdo em igual medida. Atraem de modo a cativar, a permanecer, pois sua qualidade está em si, e não mais nos olhos de quem observa.
E as marcas, cidades e pessoas que não cuidam nem do conteúdo nem da aparência, em qualquer lugar do mundo não têm valor.

Nycka, the nomad

Comments