🇧🇷 Escolhendo uma "cãopanhia"

Eu tive cães praticamente a vida toda, e só recentemente aprendi a escolhê-los. Compartilho aqui algumas coisinhas que aprendi através da experiência.
• Jamais pense em comprar o mais barato. E jamais compre em pet shop.
A maioria dos meus cães, exceto os dois últimos, ou eu não faço idéia de onde foram comprados ou foram resultados de cruzamentos aleatórios entre cães que já tínhamos. Meus parentes nunca souberam o que é castração ou posse responsável. Para evitar decepções, procure saber ou siga este blog que eu conto em outro texto.
O meu penúltimo cão eu pesquisei as raças, analisei o temperamento e fui comprar de um anúncio que vi no jornal. Era para comprar um lhasa apso, e paguei, na época, 150 reais sem ter noção de quanto custava um filhote da raça. Descobri depois que o preço era dez vezes mais. E o meu "lhasa" cresceu tanto que adulto devia ter o tamanho de um Old English Sheepdog. Mas mais recentemente vi canis de fundo de quintal cobrando tanto ou mais que canis sérios, então se guiar por preço é embarcar em canoa furada.
Ainda sobre este tópico, conheço uma pessoa que comprou um casal de "lhasas" em pet shop, com pedigree, e nenhum dos dois era perfeitamente igual ao padrão da raça. O macho tinha o pelo fino e sem volume. A fêmea era tão "vira-latas" que o pelo, fino demais, embolava tanto que nunca crescia.
• Devore o padrão da raça, avalie se o temperamento e outras características dela combinam com seu estilo de vida.
No caso do meu lhasa que virou sheepdog eu até que fiz as coisas direitinho até certo ponto, mas tem um ponto que só descobri ano passado e ajuda MUITO: o site do CBKC, onde tem a listagem de raças e seus respectivos padrões.
Dá para criar cachorro grande em espaço pequeno? Depende de vários fatores, sobre os quais falarei em outro texto.
• Compre de criador sério
O que é um criador sério? Uma pessoa que preza pelos padrões da raça e está constantemente expondo seus cães em exposições oficiais do CBKC. De novo o site do CBKC é salvador! Nele tem o ranking dos 5 melhores criadores de cada raça, todo ano. Veja a lista mais recente. Algumas raças têm menos de 5 criadores na lista, o que mostra que ou tem muito criador irresponsável ou tem poucos criadores da raça no país. De toda forma, é um parâmetro importante. Só ter pedigree não quer dizer nada.
• Se você não faz questão alguma de padrões da raça, se não quer  pesquisar, se só quer um cachorro bonitinho, ADOTE.
Tem muito SRD lindo por aí. Quando eu era adolescente tinha uma pequinês, ela cruzou com um cachorro da fazenda e uma das filhotes desta ninhada, uma fêmea de pêlo amarelo , quando adulta, cruzou com um macho de médio porte preto de olhos azuis. O pai era um SRD bonito. Desta ninhada nasceu um filhote cinza de olhos azuis que um belo dia saiu pelo portão de casa e umas moças que iam passando queriam comprá-lo! Era segunda geração de mestiços e era uma bolotinha de pura lindeza! Ele não foi vendido, nem adotado, pois não era nossa intenção, mas como ele tem muitos por aí esperando para esbanjar uma beleza única na sua casa.
• Saiba que o cão é uma vida e tem sentimentos
Meu último cão foi outro lhasa. Adotado. Fui pelo menos a terceira tutora dele, pois o adotei com 4 anos e a tutora anterior só ficou com ele por um ano, pois ele era muito dominante e brigava com o pequinês dela. Quando ele chegou à minha casa tive de "consertá-lo", pois tinha muitas marcas emocionais do que sofreu nos outros lares. Depois de um tempo adotei gatos para fazer companhia a ele quando eu saía e ele criou os gatos como se fossem filhos dele! Além disso, de cão briguento que avançava em todo macho que se aproximava, virou um show de simpatia. Para não dizer que fiz mágica, devo admitir que os raros lhasas machos que encontrávamos ele ainda tinha ímpetos, mais controlados, de brigar.
Então, por favor, se é para ter um cão, tenha por inteiro e ame como ama uma criança (o que é diferente de tratar como se fosse uma criança, tá?).

Comments