No Brasil existe um ditado idiota que diz que o mundo é dos espertos. Muita gente, por causa desse ditado e da famosa lei de Gerson que segue o mesmo raciocÃnio, procura o caminho “mais fácil”. É uma estupidez e os motivos eu mencionei no texto anterior, mas vou reforçar neste.
A tecnologia está caminhando para uma realidade em que a mão de obra que é só fÃsica, mecânica, será substituÃda por máquinas e robôs. Quem não estudar não vai conseguir emprego porque vai ser mais barato ter e manter uma máquina para fazer aquele serviço.
Encorajar a estupidez é, em si, uma atitude estúpida. Sem emprego, o que esse povo ignorante vai fazer?
Já passou da hora do Brasil e dos brasileiros mudarem de atitude. O Brasil não é um paÃs capaz de competir com paÃses desenvolvidos em muitos aspectos e é visto por estrangeiros como um lugar comparável aos paÃses africanos em termos de desenvolvimento porque muitas pessoas só estudam o suficiente para passar de ano, não têm uma cultura de estudar para aprender. Não buscam o desenvolvimento contÃnuo. É uma vergonha. Uma vergonha causada porque as pessoas não observam a história, ou se apegam a ela para buscar culpados, nunca para libertar-se.
Hoje li que há quem defenda que a idade legal para começar a trabalhar seja reduzida para 14 anos como forma de evitar que os jovens se liguem ao universo do crime. Creio que o que deverÃamos de verdade encorajar é que esses jovens estudem para que tenham uma condição financeira que seus pais não tiveram, possivelmente porque não estudaram. Devemos pensar no futuro analisando o macroambiente e pensando em soluções para macroambientes diversos, para realidades variadas.
Seja aquela pessoa que estuda durante toda a vida e trabalha para ser um ser humano melhor, para vencer seus limites, para conquistar o que sua famÃlia nunca usufruiu. Eu tenho feito isso e à s vezes a gente desanima, muitas vezes somos criticados por sermos ambiciosos de uma forma positiva, acreditando em nossa capacidade de ter o sucesso que almejamos, o conforto que almejamos, e no caminho aprender a compartilhar o que aprendemos com outras pessoas.
Ser o cara que só estuda para passar pode te levar mais longe do que imaginou, mas ser o cara que estuda para aprender e busca aprender com tudo a cada momento, desde um conto infantil a uma experiência de vida frustrante, traz recompensas muito maiores. Construa sua marca pessoal como alguém que busca sempre resultados excelentes.
Nycka, the nomad
Consultora de personal branding (marcas pessoais) 360°
Perfeito! Amei.
ReplyDelete