Você sabe as diferenças entre quem é “fashion victim” e quem tem estilo?
Eu sou Nycka, expert em cores, formas e texturas como ferramentas de comunicação não verbal, trabalho como stylist, fotógrafa e artista visual e neste texto vou falar dessas diferenças.
Quem é “fashion victim” enfatiza as tendências da estação e compra muito e com frequência (muitas compras a cada estação). Por comprar muito, comumente compra de fast fashion, peças de baixa qualidade, mas alguns também podem comprar de marcas de alto padrão ou de luxo.
A “fashion victim” não tem um estilo definido. Não sabe diferenciar estilo de passarela do estilo pessoal (já falei disso em outro texto). Comumente coordena as peças exatamente no desfile, ou num editorial de moda, na internet ou como alguma celebridade usou (num filme ou série, por exemplo). Pode também fazer adaptações dessas referências conforme o que tem disponível.
A “fashion victim” é uma pessoa insegura, com baixa autoestima, que vive buscando aceitação, e suas escolhas de moda revelam que é como um camaleão, tentando ser aceita em grupos vestindo-se de forma semelhante à das pessoas nesses grupos. Se ela tem mais de vinte anos de idade, isso demonstra imaturidade emocional. Nessa idade, ela já deveria buscar autoexpressão através de suas escolhas de moda e não o faz por medo de rejeição. Também pode apresentar compulsão por compras, como no caso da personagem central do livro “Os delírios de consumo de Becky Bloom” (em Portugal, “Louca por compras”), de Sophie Kinsella, que também tem uma versão cinematográfica.
A pessoa que tem estilo tem orientação profissional individual para usar sua aparência como ferramenta de comunicação não verbal, como forma de autoexpressão. Ela não segue dicas de mídia de massa porque sabe que isso a distancia de ter estilo próprio. E também não ignora a importância da orientação profissional individual, pois sabe que a orientação profissional traz informações que ela não vai encontrar em nenhum site, blog, revista ou qualquer canal de mídia de massa. Ela compra menos quantidade de peças a cada estação, investindo em maior qualidade e peças que agreguem valor ao seu estilo. Sua aparência é única, não imita ninguém. Ela usa a moda e as tendências como ferramenta para demonstrar seu estilo e seu desenvolvimento pessoal e geralmente é mais emocionalmente madura que as “fashion victims”, e tem uma autoestima mais saudável.
O tratamento da compulsão por comprar roupas e acessórios, que pode ser uma característica das “fashion victims”, passa pela orientação de psicólogos ou psiquiatras, e a orientação de uma stylist é útil para a pessoa desaprender comportamentos compulsivos, e aprender comportamentos de consumo saudáveis, que a valorizem.
Para me contratar, siga as instruções na página “Services available”. Atendo clientes de todo o mundo em português, inglês e italiano.
Nycka
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.