“Meninas vestem rosa e meninos vestem azul”. Já ouviu alguém falar isso? Talvez você já tenha dito ou pensado isso. Talvez as cores “masculinas” e “femininas” em seu país sejam outras.
Eu sou a Nycka, stylist expert em cores, formas e texturas como ferramentas de comunicação não verbal. Também uso esse conhecimento no meu trabalho como fotógrafa e artista visual. Neste texto vou falar um pouco sobre essa crença. Existem cores masculinas e femininas? Cores têm gênero?
A psicologia das cores traz perspectivas importantes de serem avaliadas, comprovadas no estudo da arte. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, usa um manto azul escuro. Ela é ele? Não. Muitas outras figuras religiosas femininas são retratadas vestindo azul em obras de arte, e figuras religiosas masculinas, como Jesus Cristo, são frequentemente pintadas vestindo vermelho.
O azul está psicologicamente relacionado a características chamadas pelas pessoas de pensamento binário como "femininas": calma, pureza, etc. O vermelho, de onde vem o rosa, está ligado às características "masculinas" como agressividade e impetuosidade. Devo destacar que todos nós temos características de personalidade estereotipadas como femininas e masculinas, independentemente de nosso gênero biológico. Ninguém nesse mundo tem, naturalmente, apenas características “femininas” ou somente características “masculinas”. Se alguém se encaixa 100% nesses estereótipos é por resultado de como a pessoa foi criada, reprimindo muitas de suas características naturais. O símbolo oriental de yin-yang representa bem isso. Pessoas saudáveis têm características de personalidade “masculinas” e “femininas” em equilíbrio.
As imagens artísticas mais famosas de Jesus retratam um homem de cabelos longos usando uma túnica. Nunca vi uma imagem de Jesus usando calças. E digo isso porque a ideia de que saias são uma peça exclusiva do guarda-roupa feminino também é uma construção social. Roupas não têm gênero. Cores não têm gênero. Comportamentos não têm gênero. E também não existe corte de cabelo masculino ou feminino. No caso das roupas, existem pequenas diferenças na modelagem masculina e feminina para melhor ajuste às formas do corpo de homens e mulheres. O que não proíbe ninguém de vestir as roupas feitas com a modelagem do outro gênero. E existem inúmeras pessoas que entendem isso. Um exemplo claro são os desfiles de outono/inverno 2023/24 masculinos que comentei aqui no site. Todos eles tinham saias e outras peças comumente associadas ao guarda-roupa feminino.
A sociedade está mais envolvida no processo de autoconhecimento e amadurecimento emocional e isso gera maior interesse por uma imagem pessoal autêntica, desenvolvida com orientação profissional especializada. Para ter acesso a isso, agende uma reunião seguindo as instruções na página “Services available”. Use a ferramenta de tradução se necessário.
Nycka
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.