Eu já falei de pratos típicos de países do mundo todo e também de estados brasileiros. Agora vou falar de comidas típicas das 4 cidades brasileiras onde já morei. Uma texto para cada. Este é o terceiro texto.
Porto Alegre - RS
No meu primeiro ano na cidade eu pedia delivery de restaurantes com frequência. Eu via que, se eu fosse fazer um determinado prato em casa me custaria X, mais o trabalho de fazer e lavar as panelas e outros utensílios. E se eu pedisse o mesmo prato de um restaurante, mesmo com taxa de entrega, o custo seria bem próximo, sem ter de cozinhar, e teria apenas de lavar os pratos e talheres. Depois passei a cozinhar em casa, e foi uma decisão ridícula, principalmente porque fui morar num bairro onde não tinha um supermercado e o custo de ir até um supermercado era alto. No primeiro ano eu saía pouco e geralmente para shows de metal, passear num shopping ou ir ao cinema, que eu ia sozinha tranquilamente.
Assim como em Uberlândia, eu tinha mais interesse em provar coisas que eu não encontrava nas cidades anteriores. Ou pratos já conhecidos como pizzas e filé à parmegiana (tinha um restaurante de filés maravilhoso perto do apartamento que morei no primeiro ano, que o filé era generoso, e era minha refeição para alguns dias, compensando o investimento).
Quando mudei para Porto Alegre minha intenção era desfrutar principalmente dos shows internacionais de metal que eram inexistentes no interior. Só recentemente meu interesse por mergulhar na cultura dos lugares através da gastronomia se manifestou, paralelamente ao prazer de provar pratos diferentes, alta gastronomia, etc.
O prato mais famoso do Rio Grande do Sul, e, claro, da capital, Porto Alegre, é o churrasco. Não sou a maior fã de carne bovina, a mais usada em churrascos, mas já provei churrasco gaúcho e é muito bom.
Outro prato bem icônico é o “Xis” gaúcho. Os Xis são sanduíches. Nunca comi, porque ir sozinha a uma lanchonete não me atraía e a única vez que meus amigos iam comer Xis foi depois de um show do Nightwish em 2004, mas eu estava muito cansada e preferi ir para casa, que era bem perto do lugar do show. Leia mais sobre esse show nos textos antigos deste site. Uma coisa que faz o Xis diferente de sanduíches comuns é o tamanho do pão em relação a um pão de hambúrguer desses de fast food famosos. O pão do Xis é bem maior. É como um pão de hambúrguer, mas bem maior. Me parece que os recheios também sejam diferentes. Quando eu voltar à cidade eu provo e conto pra você como é.
O texto é sobre comidas, mas não posso falar de Porto Alegre sem mencionar o chimarrão, a bebida tradicional dos gaúchos. A comparação mais próxima que consigo fazer é com um chá sem açúcar, mas recomendo provar porque essa descrição passa longe do que realmente é o chimarrão. Existe um ritual para preparar e para beber o chimarrão, carinhosamente chamado de “chimas” por alguns.
O arroz carreteiro é outro prato muito comum na região. Esse, curiosamente eu provei em Minas, mas não no RS. Depois posto a receita que tenho aqui para você provar em casa. É muito bom. Possivelmente um legítimo carreteiro gaúcho é ainda melhor.
No estado, e na cidade, tem muitos restaurantes de “galeto”, um frango pequeno, abatido mais jovem que um frango normal, geralmente assado. Nunca provei porque prefiro carne sem osso. Até gosto muito do sabor da sobrecoxa de frango, por exemplo, mas raramente compro. Frango assado tem um sabor bom, então galeto não deve ser ruim, mas eu ainda sou um pouco implicante com certas coisas como ossos, espinhos de peixe, banana, sementes de melancia, etc. Sou bem menos “picky eater” do que eu era na infância e adolescência, mas ainda tenho minhas frescuras.
As Cucas são um tipo de bolo com uma farofa doce por cima. A massa é um pouco seca. São muito boas para acompanhar um café. Além das cucas de farofa tem outros sabores como goiabada, que o doce fica misturado à massa, diminuindo a sensação de massa seca.
Outro doce bem típico é o sagu. Mais um que não provei, mesmo sendo uma das sobremesas mais típicas do estado. É feito com sagu e vinho, servido com um creme de baunilha.
Se quiser adicionar alguma comida que não falei, corrigir informações que publiquei ou fazer outros comentários, fique à vontade.
Siga meus perfis nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo sobre estilo e estilo de vida para quem considera o mundo como lar.
Quem quiser divulgar produtos e serviços deve ler o kit de mídia para saber como trabalho com divulgação.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.