🇧🇷 Comidas típicas de Montes Claros - MG

Eu já falei de pratos típicos de países e também de estados brasileiros. Hoje vou falar de comidas típicas das 4 cidades brasileiras onde já morei. Uma texto para cada. Se você quiser acrescentar algum, ou fazer algum comentário sem divulgar nada, use os comentários para isso.


Montes Claros, Minas Gerais

O principal prato típico é o arroz com pequi e carne de sol. Não espere que a carne de sol de Montes Claros seja semelhante à de outras regiões brasileiras.

A carne de sol também acompanha pedaços de mandioca num petisco bem comum nos bares da cidade.

O pequi, por sua vez, pode ser encontrado em forma de licor, óleo, sorvete, etc, para você ter o sabor dessa fruta típica do cerrado em casa para fazer o que quiser. Já provei pequi em outras cidades e o de Montes Claros é meu preferido porque é mais fácil encontrar pequis bem suculentos.

Um outro prato que não é exatamente típico, por ter um ingrediente que não é da região, mas nunca vi fora dali é surubim ao molho. São postas de surubim, um peixe também conhecido como pintado, ao molho. Eu prefiro filé de peixe porque não gosto de lidar com espinhos de peixe, mas o prato com as postas é bem gostoso, e o peixe não tem muitos espinhos.

Outros dois alimentos que nunca vi em outras regiões são a rapadura batida (que eu amo) e um requeijão sólido como queijo (muito bom também). A rapadura, apesar do nome batida sugerir uma bebida alcoólica, é mais clara que a rapadura comum e, salvo engano, feita da espuma que se forma nos tachos durante a produção das rapaduras. O requeijão sólido lembra um queijo branco e tem um sabor bem diferenciado. Ótimo para usar em sanduíches e saladas.

Uma vez me mandaram óleo de pequi na época do Natal, e eu gosto, dá pra criar muita coisa, mas Curitiba é bem mais fria que Montes Claros, mesmo no verão, e eu tinha de colocar o óleo de pequi para tomar sol por algumas horas para usar a cada dia, porque ele ficava “congelado” na embalagem, em temperatura ambiente. 😅 Com o sol, descongelava o bastante para eu usar uma vez. A vantagem é que durou meses. Depois de um tempo, fui paciente e deixei ele tomando sol o dia todo, mudando a embalagem de lugar para estar sempre num ponto ensolarado, então transferi o conteúdo para um pote que eu pudesse tirar o óleo com a colher, como fazemos com manteiga ao preparar um bolo.


Restaurantes, outras empresas e profissionais interessados em divulgar seus produtos e serviços, leiam o kit de mídia para ter informações relevantes e saber como trabalho com divulgação de terceiros.

Este texto, como todos os outros deste website, é protegido por direitos autorais. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem minha autorização expressa.

Siga meus perfis nas redes sociais e adicione este website em seu leitor de feed preferido para acompanhar todos os conteúdos sobre estilo e estilo de vida para quem considera o mundo como lar.


Nycka, the Nomad


Comments